Nesta segunda-feira (13/08), o bloqueio da Transamazônica completou uma semana. A rodovia Transamazônia permanece fechada, formando filas nas barreiras no quilômetro 45 em Humaitá e no quilômetro 150, no município de Manicoré.

Para circular nestas áreas, os proprietários de veículos precisam pagar o valor de R$ 10 por litro de gasolina.As negociações deverão ser iniciadas na terça-feira (14/08). Cidades isoladas no Sul do Amazonas já sentem os efeitos, como a falta de combustíveis.

Caminhões, tratores, toras de madeira e galhos de árvores são utilizados por agricultores, pecuaristas, moradores de vilas próximas e indígenas para interditar a estrada. De acordo com as lideranças, o bloqueio da rodovia tem como objetivo chamar a atenção das autoridades para o programa \’Luz para Todos\’ do Governo Federal.

Segundo eles, desde 2010 a energia não chega às vicinais. \”Nós temos aqui documentos de ordem de serviço que mandaram em 2010 e com eles estamos respaldados em relação a esta obra\”, disse o agricultor Serafim Ferreira da Silva. \”Queremos que a energia chegue logo ou nós não vamos sair da Transamazônica\”, afirmou o cacique da aldeia Bela Vista, Manoel Tenharin.

Do G1