Último pacote de concessões previa investimento de R$ 945 milhões

1470Apesar do governo anunciar ainda hoje (15/08) o pacote de concessão para duplicar seis mil quilômetros de rodovias, algumas obras iniciadas há quatro anos em estradas federais concedidas ainda não foram cumpridas. O último grande pacote de concessões de rodovias foi licitado em 2007, com contratos assinados em 2008 que previam investimentos de R$ 945 milhões (R$ 1,2 bilhão em valores atualizados) em 270 km de obras de duplicação e construção de estradas. Essas obras deveriam estar concluídas até o início de 2013, mas nenhuma ficará pronta no prazo. Até fevereiro, pouco mais de R$ 100 milhões haviam sido gastos nos projetos.

Entre as obras inacabadas, está a duplicação do trecho da rodovia Régis Bittencourt (SP-PR) que passa pela serra do Cafezal. Dos cerca de 30 quilômetros previstos, pouco mais de seis estão prontos e a previsão agora é que a obra só esteja concluída em 2015. Do total de investimentos programados, só foram executados cerca de 17%. Dos 8 grandes projetos, 5 nem foram iniciados, como é o caso do contorno de Florianópolis, na BR-101/SC. Apesar da não realização das obras previstas poder gerar penalidades ao concessionário como multas, redução do valor do pedágio e até a perda da concessão, até agora poucas foram aplicadas.

Da Folha de São Paulo – Foto: Paulo Fernandes