Ações vão sincronizar o trabalho dos setores envolvidos para reduzir as filas

1432Para agilizar os embarques de grãos pelo Porto de Paranaguá, o governo do Paraná anunciou medidas operacionais do Programa Safra. Exportadores, caminhoneiros e operadores portuários estão recebendo informações detalhadas sobre a logística de embarque da safra de 2013. Algumas modificações foram feitas pela Administração dos  Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) para dar maior fluidez ao recebimento da produção, que promete ser recorde. As ações vão sincronizar o trabalho de todos os setores envolvidos e reduzir as filas de desembarque de carga. Nos próximos dois anos, o governo estadual investirá R$ 1,6 bilhão para melhorar a infraestrutura dos portos paranaenses.

A Appa implantou novas rotas de acesso aos terminais de grãos com a definição de caminhos alternativos para cada terminal de descarga. Com relação à programação de cargas, somente serão programados para descarga os caminhões que tiverem cadastrados no sistema Carga Online. Com isso, a orientação é que os caminhões façam o cadastro antes de sair de sua origem, para que a Appa tenha um planejamento do que será descarregado.

Os motoristas e operadores serão orientados sobre as regras de recebimento de carga através de placas de sinalização na cidade e distribuídos informativos nas praças de pedágio e no pátio de triagem, com as rotas de acesso aos terminais. Ainda no pátio, haverá avisos sonoros e totens para divulgar as regras de recebimento dos caminhões.

Já os exportadores receberão informativos eletrônicos que detalham as regras da Ordem de Serviço 21 editada no ano passado, que regulamenta o recebimento de cargas no Porto de Paranaguá.

A estimativa da safra 2013 é de aproximadamente 22 milhões de toneladas de grãos, 23% maior que a do ano passado. Já a movimentação de grãos pelo Corredor de Exportação deve chegar a 19,8 milhões de toneladas, volume 24% superior ao registrado em 2012.