Mesmo com crise global, empresa teve 2º melhor ano de sua história
Nesta terça-feira (12/03), a Cummins anunciou seu balanço referente ao ano de 2012. De acordo com a empresa, foi obtido um faturamento bruto de US$ 17,3 bilhões, 3,9% inferior aos US$ 18 bilhões anotados no ano anterior. Diante de cenários econômicos e industriais adversos em vários mercados internacionais, no entanto, a empresa considerou o resultado como plausível, em especial porque o desempenho é o segundo melhor em seus 94 anos de história.
Presente em mais de 190 países, com 600 distribuidores locais e 6.500 revendedores autorizados, os principais mercado internacionais da companhia foram os Estados Unidos (48%), Europa/Meio Leste (16%), Ásia/Austrália (11%), América Latina/México (10%), China (6%), Canadá e Índia (4%) e África (1%).
No América do Sul a Cummins fechou 2012 com faturamento de US$ 1,6 bilhão [incluindo as joint-ventures]. Mesmo com a queda de vendas do setor brasileiro de caminhões, seu principal mercado sul-americano, a empresa também obteve seu 2º maior faturamento da história de 42 anos na região.
“O volume de produção de motores em 2012 acompanhou o setor brasileiro de caminhões que anotou queda de 40%, mas a Cummins, pelo quinto ano consecutivo, manteve a liderança de market share, com 33%”, explica Luis Afonso Pasquotto, vice-presidente da Cummins Inc. e presidente da Cummins South America.