O edital do leilão de concessão da rodovia BR -153 (Transbrasiliana) poderá sair no primeiro trimestre de 2014, mais precisamente em fevereiro, já que a rodovia já teve aprovação do Tribunal de Contas da União (TCU). A BR-153 será uma concessão sem participação de investimento público, uma vez que se trata de uma rodovia atrativa para o setor privado. Porém, o governo poderá separar estradas em trechos mais e menos atrativos.
Dessa forma, tendem a ser leiloados os trechos mais movimentados, enquanto os menos atrativos poderão ficar a cargo de investimentos governamentais. É possível que os próximos leilões para concessão de rodovias a serem realizados a partir do ano que vem sejam de distâncias mais curtas .
Para este ano ainda estão previstos leilões de mais duas rodovias a BR-040 e BR-163. Sobre outros leilões de transportes, o ministro afirmou que a prioridade do governo são as ferrovias, porém, grande desafio nessa modalidade é encontrar o desenho do modelo de concessões, com um sistema operacional democrático.
Fonte: Valor Econômico





