A Fras-le, em parceria com o Latrib (Laboratório de Tribologia) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), está desenvolvendo um trabalho técnico para contribuir com a segurança e qualidade dos materiais de fricção que produz. Trata-se de uma metodologia para quantificar diferentes fenômenos de vibração que ocorrem nos sistemas de freio, principalmente durante testes em baixíssimas velocidades, onde não é possível o uso de dinamômetros para avaliação dos mesmos. Os ensaios são realizados em um tribômetro, máquina desenvolvida pela equipe do Latrib.
Com o tribômetro, foi possível à equipe da Fras-le, formada por engenheiros e químicos, relacionar propriedades físico-químicas de materiais e matérias-primas à propensão de pastilhas e lonas de freio a gerarem ruídos, além de medir e quantificar as vibrações geradas pelo contato entre disco de freio e material de fricção. Dentre os próximos passos nos estudos com o tribômetro, que se encontra no Latrib, está a avaliação do fenômeno de geração de ruídos de alta frequência. Todas as descobertas da pesquisa são testadas nos laboratórios da Fras-le e também no Campo de Provas das Empresas Randon e utilizadas diretamente no desenvolvimento de novos produtos e melhorias nos já existentes.
Em 2009- também em parceria com o Latrib- a empresa já havia desenvolvido um dinamômetro em escala reduzida, atualmente em uso no laboratório Físico da Fras-le e que permite a execução de testes mais rápidos e consequentemente menos tempo para desenvolvimento de produtos, além da economia no uso de insumos.  Os dinamômetros utilizados são equipamentos que simulam as condições de utilização do material de atrito (seja lona ou pastilha) como limite de temperatura, pressão de acionamento e desaceleração, quando aplicado no veículo. Um total de 14 dinamômetros, incluindo o em escala, servem para o desenvolvimento de novos materiais, com avaliações de performance de frenagem, desgaste e ruído.