A presença de água no diesel é prejudicial para os motores porque geram corrosão nas bombas de combustível, sistema de injeção, bicos injetores, válvulas e componentes em geral do sistema de alimentação do motor. Testes realizados pela Mahle Metal mostram que em um primeiro momento sistemas de filtração de estágio único realizam separação de água em níveis acima de 96%. Porém, a partir de determinada exposição a contaminantes, a circulação de diesel e o desempenho dos separadores de água é reduzido a níveis abaixo do recomendado (menor que 20%).
Para reduzir o problema, a Mahle desenvolveu um novo conceito de produto considerando dois estágios de filtração. Em uma primeira fase ocorre a filtração do contaminante e processo de coalescência das gotas microscópicas de água. Estas aumentam de tamanho e chegam com melhor condição de filtração definitiva no segundo estágio do filtro, onde o processo final de separação de água do diesel ocorre com menor quantidade de contaminante. Assim, o sistema de duplo estágio consegue manter sua função primaria de separação de água mesmo com maior presença de sedimentos.
O novo conceito demonstrou eficiência acima de 96% na condição inicial e manteve eficiência de separação de água acima de 70%, mesmo com a exposição de contaminantes ou mistura de biodiesel, de acordo com novos testes realizados pela empresa.