O Jornal Folha de São Paulo divulgou que mais de 300 proprietários se reuniram para pedir à NTC&Logística (maior entidade de empresas de transportadores de carga do país) que solicite ao governo a paralisação do financiamento de novos veículos de carga por um prazo determinado. O ato seria uma forma de evitar piora do mercado de transporte de cargas neste ano.
Segundo a publicação, devido ao excesso de caminhões no mercado e redução da quantidade de carga pela recessão da economia (estimada por analistas uma retração de 3,8% do PIB), 2015 teve uma queda generalizada dos preços dos fretes em todos o país, piorando a situação das companhias que transportam produtos de outras empresas.
Na semana passada, o governo anunciou um pacote de medidas para estimular a concessão de R$ 83 bilhões em crédito com o objetivo de reativar a economia.
José Hélio Fernandes, presidente da NTC&Logística disse à Folha que “o setor investiu muito na aquisição de frota, acreditando no crescimento do país. Como a economia caiu e a oferta de transporte aumentou, o efeito agora é o contrário. Quanto maior a oferta, o preço cai”.
Leia a notícia na íntegra.