A AREBOP (Associação Nacional das Empresas de Reciclagem de Pneus e Artefatos de Borrachas) encerra o ano com as mesmas 20 empresas associadas, porém com 26 unidades instaladas e 1 móvel, que geram mais de 710 empregos diretos e em torno de seis mil empregos indiretos em todo o País. Nos últimos sete anos foram investidos R$ 49 milhões no setor de reciclagem, que tem capacidade de destinação de pneus inservíveis acima de 300.000 toneladas.
Para 2009 as expectativas são dar continuidade aos contatos já iniciado no final de 2.008 com o INMETRO para certificar o processo de recilagem; e atingir 25 empresas associadas, que contarão com mais de 30 unidades.
Com o atual número de empresas associadas e as unidades que iniciarão suas atividades no 1º semestre, a capacidade de destinação de pneus inservíveis deve ultrapassar de 350.000 toneladas/ano. Com esse novo panorama estima-se que serão gerados novos empregos diretos e indiretos em todo o País e, por conseqüência, a conscientização sobre a reciclagem de pneus e artefatos de borrachas.