A norte-americana Western Star, conhecida como a marca da estrela, comemorou em agosto 40 anos de atividades no segmento de caminhões pesados. A empresa começou a atuar em 1967 produzindo veículos extrapesados, chamados de classe 8 na América do Norte. O avanço maior da montadora aconteceu nos anos 80, quando com o lançamento de cabines de maior porte, com maior campo de visão para os carreteiros.

Logo começou a projetar caminhões conforme o pedido dos clientes e foi nesta época que lançou o estilo Supertilt, um estilo pesado que se manteve no mercado e logo em seguida colocou no mercado o Cornerstone, veículo montado sobre uma nova plataforma. A montadora não parou seus lançamentos através dos anos seguintes produzindo caminhões para aplicações mais severas e até para as forças armadas. Logo a Western Star lançou a cabine de alumínio, que tinha a vantagem de ser mais leve do que a de aço.

2321t

Em 2001 a empresa foi adquirida pela Freightliner LLC – do grupo DaimlerChrysler e no ano seguinte transferiu sua fábrica para Portland, no estado do Oregon. A meta da companhia era aumentar a produção de veículos sob encomenda. Em 2003 surgiu a família de caminhões Stratosphere, que em 2006 contava com 40 versões para diferentes aplicações. Ainda no ano passado, a montadora lançou novas cabines, com maior espaço interno. “Desde a introdução da nossa primeira cabine leito Stratosphere, há três anos, a demanda de clientes aumentou significamente”, disse Matt Stevenson, gerente da estratégia do produto para caminhões.