Com mais de 20 novidades para o mercado, a MAN Latin America reforçou sua gama de caminhões, para diversos segmentos e aplicações, e se posiciona como a primeira montadora a apresentar o primeiro caminhão elétrico desenvolvido no Brasil

Por João Geraldo

MAN 3766
Modelos da linha MAN também estiveram representados no salão, com destaque para o TGX 29.480 Crossover para rotas mistas

Atenta à recuperação do posto de líder do mercado brasileiro de caminhões, a MAN Latin America participou da Fenatran com mais de 40 veículos entre os quais incluiu um pacote com 20 novidades para diferentes segmentos do transporte rodoviário. Além de promover a apresentação mundial da nova linha Delivery, na qual incluiu o protótipo de um modelo elétrico, a montadora que produz veículos das marcas MAN e Volkswagen deu ênfase também uma gama de caminhões Constellation com opções sob medida para variadas aplicações.

Na linha extrapesada, um dos destaques da empresa foi Constellation 33.440 Tractor, um caminhão que reúne chassi e motorização MAN (D2676 de 440cv e 2.200 Nm de torque) com cabine Volkswagen. Indicado para operações off road, no transporte de cana-de-açúcar e madeira, o veículo conta eixos traseiros mais robustos com redução nos cubos e utiliza caixa de transmissão automatizada ZF de 16 velocidades. Trata-se do primeiro projeto das engen­ha­rias do Brasil e Alemanha, numa sinergia da Holding VW Truck & Bus, que reúne as marcas MAN, Volkswagen Caminhões, Scania e International.

Outra novidade da marca é o Constellation 17.280 Tractor, um cavalo mecânico 4X2 leve, também equipado com motor MAN, o D08, com 280cv de potência, sistema de injeção common-rail e tratamento dos gases EGR. O modelo, que utiliza caixa de transmissão manual de 9 velocidades, chega ao mercado para concorrer no segmento de transporte de cargas gerais, seca e também hortifrutigranjeiros, entre outras que se prestam do transporte com carretas de dois eixos.

ok Constellation 33440
Cabine do Constellation com chassi e motor MAN são novidades do 33.440, o novo modelo off road da MAN Latin America

Para cargas mais sensíveis e otimizadas, a montadora fez o pré-lançamento do Constellation 25.420, um cavalo mecânico 6X2, com opção para suspensão traseira pneumática. São oito bolsões com suspensor eletropneumático do eixo auxiliar e sistema eletrônico de controle de nível. Com entre eixos de 2.800mm para atender a demanda de 30 pallets na configuração de semirreboque com três eixos “Vanderléia” ou convencional, o conjunto inclui como novidade o eixo de apoio tipo Pusher (à frente do eixo de tração).

 

17280 4X2
O cavalo mecânico leve 17.280 Tractor chega para concorrer no segmento de cargas gerais, entre outras aplicações, com semirreboques de dois eixos

A engenharia da companhia des­taca que mesmo com entre eixo menor, a opção com suspensão pneu­mática permitiu a manutenção do tanque de combustível com 615 litros. O Constellation 25.420 6X2 é equipado com motor Cummins ISL de 420cv de potência e 1.850Nm de torque. A caixa de transmissão de 16 velocidades é fornecida pela ZF. Outro opcional do modelo é a balança embarcada, a qual realiza a leitura da carga nos eixos e informa os pesos em display no painel de instrumentos do veículo.

OK 25420 6X2 8192

Também se destacou como novidade o Constellation 30.280 V-Tronic, que chega para ampliar a oferta de modelos 8X2 da marca Volkswagen. Assim como o Constellation 3030 8X2, o modelo é indicado para operações em trechos de médias e longas distâncias. Ambos com o segundo eixo dianteiro original de fábrica, conforme destaca MAN Latin America e atendem ao movimento de migração dos caminhões rígidos 6X2 para os 8X2 em razão da maior capacidade de carga.

OK 30280

A lista de caminhões Volkswagen Constellation estreantes na Fenatran inclui também os modelos 24.330  6X2 e 30.330 8X2, ambos com PBTC de 45 toneladas, indicados para operar no segmento de sucatas, na configuração romeu e julieta roll on off. Os dois modelos apresentados no estande da MAN Latin America são disponibilizados em três opções de cabine e equipados com motor Cummins de 334cv de potência e torque de 1.450Nm. A caixa de transmissão é a ZF V-Tronic automatizada de 12 velocidades.

OK 17260 IMG 8388

Na linha de caminhões vocacionais, a montadora MAN Latin America apresentou novidades na família Compactor, para coleta de resíduos. O Constellation 17.260, por exemplo, passou a ser disponibilizado com suspensão traseira pneumática com controle de nivelamento eletrônico, além de uma versão 8X2 que preparada para receber caixa compactadora de 19m.

ok Constellation 24260

A montadora informa que o sistema de suspensão pneumática é disponível também para as versões 17.260 4X2 e 8X2 e a 24.260 6X2, sendo este um veículo de entrada no segmento de obras, apoio a terraplanagem e mineração. Com a denominação de Constellation Constructor Basculante, o modelo conta com para-choque metálico e nova calibração do motor. A caixa de transmissão é Eaton com eixo traseiro de relação dupla e pneus de uso misto.

OK 17260 8480
Produtos para diferentes segmentos, com destaque para modelos estradeiros, vocacionais e urbanos, integram um pacote com mais de 20 novas opções de caminhões oferecidos pela montadora

Ainda para o setor canavieiro e construção civil, a montadora apresentou como mais uma de sua lista de novidades, o Constellation 31.330, com transmissão Eaton de 10 velocidades. A empresa informa que este é um dos caminhões vocacionais que atende demandas da colheita de cana-de-açúcar como também aplicações específicas de apoio no campo, como bombeiro e torta de filtro entre outras.

ok 31330 Canavieiro 8817

O pacote Robustez do modelo inclui mais de 20 itens, com destaque para grade frontal, protetor do radiador, protetor de lanterna traseira, climatizador, tomada de força, engate traseiro, chave geral, e prolongador do retrovisor entre outros.

DELIVERY EMISSÕES ZERO

OK e Delivery IMG 7111
Integrante da nova família Delivery, a versão elétrica atende à tendência de poluição zero

Ao lado dos recém-lançados modelos da família leve Delivery, formada pelos modelos Express, 4.150, 6.160, 9.170, 11.180 e 13.180, veículos que atendem o segmento de carga na faixa de 3,5 a 13 toneladas de PBT, a MAN Latin America apresentou uma versão elétrica do seu novo modelo leve. A montadora informou que o veículo estará disponível nas versões 9 e 11 toneladas.

ok e Delivery IMG 7200

Denominado de e-Delivery, o veículo tem autonomia que pode chegar a 200 quilômetros e terá início de operação em 2018 com cliente estratégico. Um sistema denominado Eco-Drive Mode reduz o consumo de baterias dependendo da condição da carga, ajustando a demanda de corrente elétrica das baterias conforme a condição de operação do veículo.  Todas as informações da regeneração da energia ficam disponíveis no painel de instrumentos do veículo.

e DeliveryIMG 7193

O Delivery elétrico conta com motor com torque máximo mesmo em baixas rotações para otimizar operações urbanas. De acordo com a MAN Latin America, o veículo está preparado para partida em rampas de até 25% e subidas de até 30%, sem dificuldade. A transmissão automática de seis marchas é Allison. Compressor de ar, ar-condicionado, bomba de direção e de água são movimentados por motores elétricos independentes ao de tração. Todos os demais itens mecânicos do e-Delivery seguem as características dos modelos tradicionais.