A obesidade é um problema de saúde muito comum entre os carreteiros. O fato de permanecerem sentados a maior parte do dia, fazer refeições quase sempre fora de casa e em restaurantes à beira das rodovias e terem pouco tempo para realizar uma atividade física, compõem uma rotina diária que facilita o aumento do número de profissionais acima do peso ideal, provocada basicamente pelo o acumulo de gordura no corpo. Para o coordenador médico da CCR Autoban, José Antonio Coelho Junior, a obesidade é uma epidemia mundial e acarreta uma série de outras complicações como dores nas costas e nas articulações, pressão alta e diabetes.

No mais recente levantamento realizado pela concessionária, em março deste ano, através do programa Estrada para a Saúde, dos 243 carreteiros atendidos, quase 89% apresentaram algum grau de obesidade – desde sobrepeso (40,74%) até obesidade de grau III (4,94%). Em outra pesquisa, realizada no mesmo mês com 723 profissionais, apenas 15,7% praticam algum tipo de esporte. “Além do acompanhamento com exames clínicos e laboratoriais, estamos reforçando as orientações nutricionais e dando dicas sobre como incluir um pouco de atividade física no dia a dia”, explica Junior. (DG)

Dicas para quem faz refeição fora de casa
– Evitar frituras e opte por grelhados ou assados
– Se optar por lanches prefira recheios como filé de frango, atum, salsicha de peru ou de frango com salada, queijo branco, e de preferência, sem maionese
– De preferência ao arroz e pão integral
– Opte por restaurantes por quilo ou Bufês, onde será possível controlar a quantidade e o tipo de comida
– Prefira massas sem recheio, como espaguete e talharim com molhos a base de vegetais ou tomate
– Se fizer refeições na churrascaria evite o consumo de carnes gordas, como picanha, cupim e linguiça. Prefira carnes magras como largato, alcatra, maminha, frango e peru.

Fonte: CCR Autoban