A Aquaplanagem em pneus é a perda de contato do pneu com o solo quando ocorre uma camada de água entre a banda de rodagem e o piso, normalmente provocada por chuvas intensas. Cabe lembrar que o desenho da banda de rodagem do pneu é projetado para diversas funções, sendo uma delas a capacidade de escoamento de água quando em uso. Outras são a capacidade de tração, desempenho nas frenagens, resfriamento da banda de rodagem, resistência ao desgaste, a perfurações e cortes.

Observando a secção de um pneu (fatia cortada radialmente) podemos ver pelo desenho a capacidade para escoar água. A profundidade dos sulcos é o item de maior importância para que o pneu tenha capacidade de bombear água para frente, para trás e para os lados da banda de rodagem.

Essa capacidade pode ser medida em litros por segundo. Sulcos largos e profundos sempre proporcionam maior capacidade de escoamento. Porém há uma normatização entre a área líquida e a bruta na pegada do pneu com o solo (foot print) que deve ser respeitada para um perfeito compromisso entre quilometragem e desempenho em pistas molhadas.

Analisando alguns tipos de desenhos notamos que alguns são mais fechados que outros, possuem sulcos que atravessam a banda de rodagem de um lado a outro. Outros têm uma barra no meio impedindo que a água passe de um lado ao outro.

Programas avançados de computador ajudam os designers a projetar o desenho das bandas de rodagem conforme o uso que o pneu terá durante sua vida útil.

Pneus para serem usados em eixos de tração, eixos livres, direcionais, em aplicações urbana, longas distâncias, reboques, caminhões canavieiros e de mineração são alguns tipos que existem hoje em dia e precisam de desenhos específicos. E cada um deles está projetado para o proporcionar o melhor desempenho dentro das suas condições de trabalho. No passado existia três tipos básicos de pneus: tração, misto e direcional, e todos tinham de atender diversos tipos de serviço.

Esse Boletim é de responsabilidade do Consultor na área Automotiva Pesada, Guilherme Junqueira Franco, que tem a formação TTS – Truck Tire Specialist (Especialista em Pneus de Caminhão). Dúvidas poderão ser tiradas diretamente pelo e-mail: [email protected] ou [email protected]