Por João Geraldo
A 13ª edição do Prêmio Marca Brasil, realizada em São Paulo, no mês de setembro, destacou as marcas e produtos citados pelos leitores de várias revistas especializadas, entre elas a Revista O Carreteiro – que representou o segmento do transporte rodoviário de cargas e seus produtos, tais como caminhões, combustível, embreagem, filtro, implemento rodoviário, lona/encerado, motor, óleo lubrificante, pneu, reforma de pneus, turbo e entidade do setor. As marcas premiadas são escolhas espontâneas dos leitores, sem relação com o volume de vendas ou volume de participação de vendas no mercado.
Entre as marcas de caminhão que estiveram representadas no evento, Scania e Mercedes-Benz foram as que obtiveram o maior número de prêmios. A Scania ficou com os troféus de Caminhão Extrapesado e Caminhão Pesado e foi premiada também pelos vários anos que se mantém como a escolhida nas duas categorias. É o mesmo caso da Mercedes-Benz, escolhida como a Marca de Caminhão Médio e Caminhão Semipesado, que também repetiu a premiação que vem destacando a marca há anos. A Volkswagen também foi uma das marcas de caminhão premiadas na noite e recebeu o Trofeu Caminhão Leve.
Outras empresas do setor também obtiveram destaque no Prêmio Marca Brasil. A Petrobras foi apontada como Marca de Combustível; Sachs (Embreagem), Mann-Filter (Filtros), Randon (Implemento Rodoviário), Locomotiva (Lona/Encerado), Cummins (Motor), Lubrax- etrobras (Óleo Lubrificante), Michelin (Pneu), Vipal (Reforma de Pneu), Garrett (Turbo) e Sest-Senat (Entidade do Setor). Organizado pela Tarcom Promoções, a edição do Prêmio Marca Brasil deste ano envolveu 236 categorias de 14 setores da economia brasileira.