Por Elizabete Vasconcelos

De olho no pequeno transportador e nas demandas do mercado, a Rodofort está apresentando um novo baú para a distribuição urbana. Trata-se do Leggero, um furgão que, segundo a empresa, pode ser encarroçado em todas as marcas de caminhões leves. Delci Vedana, gerente comercial da fabricante, explica que “o objetivo é fornecer um equipamento de fácil adaptação em camionetes e veículos leves, cuja demanda tem crescido em função da necessidade de transitar nos centros urbanos”.

O engenheiro responsável pelo produto, Moysés Calucio, informa que o furgão Leggero será disponibilizado no mercado com dimensões que variam de 3m a 5,5m e peso entre 235 e 490 quilos, o que faz o produto ser 10% mais leve que os concorrentes. “Nosso furgão possui hoje o maior vão livre do segmento, o que facilita muito na hora de carga e descarga”, acrescenta o engenheiro.

Em relação ao volume transportado, Calucio diz que o implemento pode carregar até 4% mais carga que os equipamentos deste tipo, graças ao uso do alumínio em 80% de sua estrutura. O modelo conta como opcional a porta lateral, com vão de acesso com pouco mais de um metro de largura e sistema de fechamento exclusivo da marca.

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Atualmente, a empresa já disponibiliza o produto em São Paulo e em breve em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. De acordo com Delci Vedana, a expectativa é comercializar cerca de 50 unidades mensais no primeiro trimestre de 2013. “Este volume nos dá aproximadamente 5% de participação nesse segmento. Com isso, esperamos que o produto represente 5% de nosso faturamento no próximo ano”, argumenta.

Além do lançamento do novo caminhão, a empresa anunciou também que investirá R$ 100 milhões na expansão de sua produção por meio da construção de uma nova fábrica. De acordo com o gerente industrial da companhia, Fábio Rocha, a unidade será instalada em alguma cidade do sul do Estado de Minas Gerais. “As negociações estão mais avançadas com o município de Pouso Alegre, mas não há nenhuma definição”, comenta.

O início das obras da nova unidade está previsto para o segundo semestre de 2013 e com previsão para entrar em operação no primeiro semestre do ano seguinte. “Nosso objetivo é a descentralização das nossas operações, criando um foco maior em algumas operações da companhia, dando suporte a uma proposta de crescimento sólida para os próximos anos”, explicou Leonardo De Vincenzo, diretor de vendas e marketing da Rodofort. A expectativa com a nova fábrica é de incrementar a produção em 1,8 mil unidades ao ano, o que resultará num aumento de R$ 144 milhões no faturamento da empresa, que em 2011 foi de R$ 161 milhões.

Quando a nova unidade estiver concluída, a fábrica contará com cinco linhas de produção que atenderão, principalmente, as demandas dos setores graneleiro, carga seca, basculante e porta contêiner. Rocha explica que a unidade de Sumaré/SP será concentrada na fabricação de equipamentos para o segmento de furgões alumínio e sider lonados. Já em Arujá/SP serão produzidos os produtos da linha leve. Outra novidade da companhia é que a partir do próximo ano apostará na expansão de sua rede de distribuidores.