Por João Geraldo

A constatação de que a maioria das borracharias não possui equipamentos especiais para consertos de pneus radiais – e que é comum haver vazamento de ar após a conclusão do trabalho – é um dos argumentos dos profissionais da Tortuga Câmaras de Ar para justificar o uso de seus produtos em pneus radiais. “A câmara de ar pode ser usada para aumentar a vida útil de pneus radiais sem câmara quando estes estiverem sendo sucateados prematuramente devido a pequenos cortes e furos”, explica, Luis Carlos Mohr, gerente de engenharia da Tortuga Câmaras de Ar.

Ainda de acordo com o engenheiro, a câmara pode ser usada também como medida preventiva em pneus que sofreram perfurações ou infiltrações devido a baixa qualidade dos consertos efetuados, pois podem provocar deslocamento de lonas, que condenaria o pneu. Outra recomendação é nunca utilizar uma câmara de ar em pneus que apresentam danos estruturais como talão quebrado ou deslocamento de lonas, casos em que o pneu já está praticamente condenado. “A câmara de ar ajuda a aumentar a vida útil, mas não faz milagres”, ressalta.

Ele acrescenta que é importante saber que a principal função da câmara de ar nos pneus radiais produzidos para serem usados sem câmara é permitir que os mesmos continuem rodando após pequenos cortes, furos e vazamentos nos talões. “A utilização, portanto, deve ser após a ocorrência do problema”, reforça, Luiz Mohr. A câmara de ar aumenta o peso do pneu montado em cerca de 3 a 5%.

Caio Fontana, gerente de marketing da empresa, acrescenta que a empresa tem investido em ações para esclarecer aos motoristas e profissionais de borracharias e recapadoras sobre o uso de câmaras de ar. A Tortuga distribui diversos materiais informativos do produto para pneus sem câmara, inclusive CD-Rom com vídeo passo-a-passo, além da divulgação na mídia especializada no setor.