Por João Geraldo

Agendado para chegar à rede de distribuidores Ford no próximo mês de setembro, o Cargo extrapesado já começou a ser produzido na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, nas versões 2042 e 2842, nas configurações de eixo 4X2 e 6X2, respectivamente, ambas com motor de 420cv de potência. A linha extrapesada da marca foi criada e desenvolvida em parceria com engenheiros e técnicos do Brasil e Turquia e segue a estratégia da companhia de uma plataforma global para seus produtos. “O extrapesado é parte da estratégia global da Ford e representa apenas mais um passo da empresa, pois outros lançamentos virão”, disse o presidente da Ford Brasil, Steven Armstrong.

Desenvolvido em conjunto com design e engenharia da Ford do Brasil e da Turquia, o Cargo extrapesado segue a estratégia de plataforma global. O projeto representa parte do valor de R$ 670 milhões investidos pela empresa em 2009, para ampliar a participação da marca no segmento de caminhões. Para o Armstrong, 2013 é o ano da Ford para caminhões, um momento de sonho para uma empresa.

“Mas a linha extrapesada é apenas mais um passo da Ford, porque haverá outros lançamentos no segmento de extrapesado, o que mais cresce no País, acrescentou o presidente da empresa. Em 2012, o segmento representou 24% das vendas totais de caminhões no mercado brasileiro. Para o diretor de operações da Ford Caminhões, Guy Rodriguez, este ano os extrapesados deverão representar 30% do mercado total no País. A cerimônia de lançamento dos primeiros modelos extrapesados a saírem da linha de montagem reuniu todos os diretores e trabalhadores da unidade da Ford.

6907t

Volta da linha F 

Embora o mercado brasileiro de caminhões tenha migrado nos últimos anos para os caminhões com cabine avançada, por conta da possibilidade de se ter maior plataforma para cargas, a Ford anunciou que voltará a produzir no Brasil os modelos F350 (semileve) e o leve F-4000, que deixaram de ser produzidos no final de 2011. Rogelio Goldfarb, vice-presidente de assuntos corporativos da companhia, disse que a série F é a linha de veículos comerciais mais vendida no mundo, e também uma das mais tradicionais no Brasil e acrescentou que são modelos com características únicas de cabine, robustez e confiabilidade, além de desempenho, e que a renovação servirá para que a linha volte mais forte no País. A nova série F encontra-se em desenvolvimento no Campo de Provas da Ford, em Tatuí, Interior Paulista, e tem previsão para começar a ser comercializado ainda este ano. Guy Rodriguez, atual diretor de operações da Ford Caminhões – que acaba de assumir o cargo em substituição a Oswaldo Jardim, que estava na companhia há mais de 30 anos, acrescentou que com o retorno da linha F mais o Cargo extrapesado, que estará na rede de distribuidores da marca em setembro, mais a linha de vans Transit, a Ford passará a competir nos segmentos do mercado de veículos comerciais de até 57 toneladas de PBTC.