Por Elizabete Vasconcelos

Além de marcar a entrada oficial da Foton Motor Group no mercado brasileiro, a participação da marca chinesa na 18ª edição da Fenatran será o primeiro contato do público brasileiro com os veículos da marca. Representada no País pela Foton Aumark do Brasil, a empresa vai atuar com três modelos nos segmentos de caminhões leves e semileves. A meta, segundo Marcio Vita, um dos diretores executivos da importadora e distribuidora da marca, é conquistar os clientes, já que há uma boa fatia a ser explorada neste nicho de mercado.

Um dos modelos a serem comercializados no Brasil, o semileve Aumark 1031, tem 4,8 metros de comprimento e 1,82 metro de largura e capacidade para 3,5 toneladas de PBT. O veículo é tracionado por um motor Cummins ISF 2.8 turboalimentado e sistema de injeção eletrônica Common Rail e torque máximo de 280 Nm entre 1400 e 2400 rpm e potência de 108,7 cv a 3800 rpm. A caixa de transmissão é ZF 400, com overdrive.

Outra opção da Foton é o leve Aumark 1051 para seis toneladas de PBT equipado com motor Cummins ISF 3.8 e sistema de injeção de alimentação Common Rail e 150 cv de potência. O veículo é contará ainda com caixa de transmissão de seis marchas. Outro modelo leve da marca é o 1089, um caminhão para nove toneladas de PBT, com chassi de 8,3 metros de comprimento e 2,1 metros de largura.

Assim como os demais modelos utiliza o motor Cummins SF 3.8s4154, também com sistema de injeção Common Rail e potência de 150 cv a 2600 rpm e torque máximo de 500 Nm. Um dos diferenciais do veículo é a opção cabide estendida.