Todos sabemos da importância de uma revisão antes da saída para uma viagem. Muitos itens são passíveis de falhas durante o trajeto. Temos notícias constantes sobre acidentes, nos quais fica claro que a causa foi alguma falha mecânica que poderia ter sido evitada se o veículo tivesse passado por uma simples revisão.
Vários itens devem ser verificados tais como estado geral de todos os pneus. Cabe observar se há cortes, bolhas, desgastes irregulares, separações, desgaste geral, lembrando sempre que o limite legal de uso é de 1,6mm de profundidade de sulco. A pressão de ar também deve ser verificada e ajustada à carga e se está equalizada, sem diferença entre os pneus.
O estado geral dos freios como trinca nos tambores de freio, circuito de ar, ovalizações etc, também merecem atenção. Igualmente importante é o estado geral das suspensões e do sistema de direção. Esses itens talvez sejam os mais críticos e os que mais provocam acidentes. Tanto o sistema de suspensão quanto o de direção devem ser verificados se apresentam folgas excessivas, trincas, eficiência dos amortecedores, desgaste das lonas e pastilhas de freio. Cabe verificar também se há rodas presas que danificam todo o sistema, inclusive os pneus, devido ao superaquecimento etc.
Outros itens que merecem atenção são o chassi, para ver se há trincas que podem comprometer todo veículo e sua carga; sistema de arrefecimento do motor; nível de todos os fluidos e a correção, se for o caso, e posicionamento correto da carga para evitar sobrepeso em determinado eixo.
Aliás, a sobrecarga deve ser evitada, pois o veículo foi concebido para transportar determinado peso, assim como todos os seus componentes. A sobrecarga atinge com maior intensidade os pneus, os quais têm sua vida útil reduzida e sua segurança comprometida, pois podem falhar a qualquer momento durante a viagem e causar sérios danos ao veículo, à carga e/ou passageiros.
Um veículo com uma boa revisão pode rodar praticamente 24 horas por dia fazendo com isso uma excelente utilização, já que o custo atual de um veículo novo é alto e temos de lembrar que uma máquina como o caminhão, ônibus, ou outros, não precisam de descanso. Vamos destacar também que uma simples revisão pode evitar muitos contratempos na estrada.
Bom trabalho e até o mês que vem.
Esse Boletim é de responsabilidade do Consultor na área Automotiva Pesada, Guilherme Junqueira Franco, que tem a formação TTS – Truck Tire Specialist (Especialista em Pneus de Caminhão). Dúvidas poderão ser tiradas diretamente pelo e-mail: [email protected] ou [email protected]