Por João Geraldo

Na Europa, quando se fala em rastreamento o item que ganha maior importância é a logística. Em segundo lugar está o gerenciamento da frota, seguido por informações para o carreteiro, enquanto no Brasil o principal motivo que leva os transportadores a utilizarem os sistemas
de rastreamento via satélite é a segurança.

Dentro deste cenário, a Volvo acaba de ingressar no mercado de rastreamento de frotas e seu produto é o Volvo Link, um sistema disponibilizado como parte do pacote de soluções para o transporte, o qual permite atravez da internet saber onde está o caminhão, recebimento, e pela Internet, de informações do computador de bordo (velocidade, consumo de combustível, entre outros itens). O rastreamento é feito através da constelação de satélites GPS e os satélites de comunicação.

Há anos, a empresa divulga que sua atividade não é só produzir e vencer caminhões, pois considera seu negócio mais abrangente: vender soluções para os transportadores. É dentro desta filosofia que se encaixa o Volvo Link, que opera com um sistema integrado à plataforma eletrônica do veículo e possibilita, entre outras coisas, que o imobilize o veículo à distância, progressivamente, por motivo de segurança.

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Ricardo Tadeu, diretor da Duty Sistemas de Gerenciamento de Riscos, empresa de seguros que está operando o sistema de gerenciamento com a montadora, acredita que o Volvo Link vai acabar com algumas exigências como o cadastro do motorista e liberação da viagem. “Atualmente, o foco deste produto são os clientes Volvo que operam em transporte de longa distância e a expectativa é comercia-lizar 1.500 unidades até o final deste ano”, estimou Evalner Sidney, gerente do departamento de soluções para transporte da montadora.

Para superar as mil unidades em 2004, a empresa conta a seu favor com o preço, algo em torno de 70% do valor dos outros que já operam no mercado, além de haver também uma flexibilidade para a montagem de diferentes pacotes e preços, já que o equipamento completo inclui Volvo Link, Seguro e Logística. O produto pode ser utilizado também em caminhões sem eletrônica embarcada, para isso a Volvo disponibiliza uma plataforma eletrônica. No caso de caminhões da marca Volvo, apenas o VM não conta ainda com motor eletrônico.

Cristiano Blume, gerente do projeto Volvo Link, adianta que a oferta de serviços agregada ao produto será no futuro o grande diferencial de cada marca de caminhão. E dentro deste contexto acredita-se que outras montadoras vão seguir o mesmo caminho e passar o oferecer serviço similar ao Volvo Link. A Scania, por exemplo, apresentou na Fenatran (em outubro de 2003) seu sistema de monitoramento e rastreamento via Satélite, o Iris, que está passando por ajustes antes de ser lançado oficialmente no mercado.