Fabricante que mais vendeu caminhões pesados entre 2012 e 2018, a Volvo encerrou o ano passado como a segunda marca em volume de emplacamentos para o segmento. O FH 540 6X4 se destacou como o carro chefe de venda da empresa, que comemorou também o resultado obtido pelos seus modelos fora de estrada. Confiante na retomada do mercado, a empresa ampliou o investimento no País e a contratação de novos funcionários
Por: João Geraldo
Fotos: Divulgação
A Volvo encerrou o ano de 2018 como a fabricante do setor que mais vendeu caminhões pesados no Brasil nos últimos sete anos. Entre 2012 e 2018, a montadora contabilizou 64.196 unidades emplacadas e em cinco ocasiões liderou o segmento, exceto em 2013 (quando a Scania bateu a casa dos 17.983 licenciamentos) e em 2018, ano em que a Mercedes-Benz atingiu 9.956 unidades contra 9.138 da marca. A Scania, por sua vez, encerrou 2018 em terceiro lugar, com 8.028 e a MAN/Volkswagen em quarto, com 3.769; DAF, 2.346; Ford 196 unidades e Iveco com 136 unidades.
Para o diretor comercial de caminhões da Volvo, Alcides Cavalcanti, mesmo a marca não ter sido a primeira em emplacamentos de pesados em 2018, o resultado é bastante positivo, pois representou aumento de 81% as 5.044 unidades licenciadas em 2017. O executivo apontou o FH 540 6X4 como o carro-chefe da linha FH, com 4.114 unidades emplacadas. Maior parte foi adquirida para atender o setor do agronegócio, com destaque para o transporte de grãos.
As versões fora de estrada da marca também tiveram bom desempenho ano passado, com crescimento de 55% sobre 2017. Esse resultado garantiu participação de 46% para a marca no segmento. O setor sucroalcooleiro (cana-de-açúcar) foi o que mais comprou caminhão para esta aplicação. Para o executivo, a evolução das vendas é reflexo direto dos atributos e dos benefícios dos caminhões da marca. “Nossos pesados são reconhecidos principalmente pela disponibilidade, alta tecnologia e pelo baixo consumo de combustível”, acrescentou Alcides.
Além do avanço das vendas de veículos, os planos de manutenção oferecidos pela Volvo também apresentaram crescimento em 2018. Por conta disso, encerraram o ano cobrindo sete em cada 10 caminhões novos que saíram da fábrica. Outro fato está no retorno dos transportadores aos planos de manutenção com pacotes mais completos. Por questão de custos, nos últimos anos muitos haviam optado por planos mais simples.
Cavalcanti destacou também o maior interesse pelos equipamentos de segurança disponibilizados nos caminhões e que contribuem para evitar acidentes. Segundo Cavalcanti, os embarcadores passaram a enxergar as vantagens desses sistemas. Como resultado, cerca de 10% dos caminhões que saíram da fábrica ano passado tinham algum item oferecido pela marca. “Outro ponto é que os embarcadores passaram a exigir dos transportadores que tenham dispositivos de segurança em seus caminhões”, concluiu.
A lista de itens de segurança da Volvo inclui câmeras que identificam o veículo à frente e sensores que avaliam a distância e velocidade, parando totalmente o caminhão; sensor de ponto cego (alerta sobre veículos ao lado do caminhão que possam não estar visíveis); e luz de freio de emergência (as luzes piscam em caso de frenagem severa, alertando os demais veículos sobre a emergência) entre outros equipamentos.
ROTA DE CRESCIMENTO
A empresa iniciou o ano com investimento de R$ 250 milhões até 2020 e a contratação de 300 novos funcionários para a fábrica de Curitiba, contingente que chegou para aumentar o segundo turno de produção. Já o valor anunciado é um adicional ao total de R$ 1 bilhão que o Grupo Volvo está investindo até o final de 2019.
O presidente do Grupo na America Latina, Wilson Lirmann, disse que a decisão de novos investimentos e contratações resultam consistentes sinais de retomada da economia brasileira. O executivo acrescentou que as ações da empresa são resultados também da expectativa de crescimento de 30% do mercado total de caminhões no Brasil esse ano.
Lirmann explicou que são recursos para serem investidos em caminhões, ônibus, equipamentos de construção, motores marítimos e industriais, que envolvem todos os negócios da Volvo. O executivo acrescentou que a marca foi a que mais cresceu entre as demais no segmento de caminhões semipesados durante 2018. A alta foi de 66,5%. Em 2017 foram emplacados apenas 909 unidades do VM; ano passado saltou para 1.504. A montadora com maior volume de licenciamento de semipesados em 2018 foi a MAN/Volkswagen, com 6.805 unidades.
Lirmann destacou ainda que considerando todos os segmentos em que atua (acima de 16 toneladas de PBT), a Volvo foi a que registrou o maior crescimento entre todas as marcas em 2018, com aumento de 79% no número de licenciamento de caminhões em relação ao total obtido em 2017. Durante o ano passado foram licenciados 10.642 caminhões Volvo, contra 5.959 em 2017.