Não tem como passar despercebida. Por onde passa, a “picapona” F-Maxx com cabine tripla chama a atenção. Afinal, são medidas que fazem dela a maior caminhonete do Brasil: 7,5 metros de comprimento, 2,5 metros de altura por 2,5 metros de largura. Ela pesa seis toneladas e está à venda por um preço que também é tamanho família: R$ 350 mil.

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Criada pela Tropical Cabines, empresa de Marechal Cândido Rondon/PR, especializada na transformação de veículos, a F-Maxx foi montada sobre o chassi do Ford F-12.000, o conhecido “Pitbull” já fora de linha desde 2005. O caminhão, que virou picape de luxo, tem seis portas, três tetos solares elétricos, sete bancos de couro em três fileiras, DVD e seis telas de LCD, alarme a distância, navegador e rastreador via satélite, vidros e travas elétricas, ar-condicionado, minigeladeira e porta-copos no console central.

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Na hora de manobrar o motorista pode utilizar sensores e câmera de vídeo infravermelho (funciona à noite) instalada na traseira e acionada ao engatar a marcha à ré. A imagem aparece no espelho retrovisor. A caçamba é uma adaptação da F-250 e a carroceria é de fibra de vidro estruturada em aço, com muitos cromados que dão um estilo moderno à superpicape. Mas, o destaque é a pintura especial, que muda de cor (verde ou azul) conforme a incidência da luz sobre ela.

Outro luxo da F-Maxx é a suspensão a ar, com controle remoto e regulagem de acordo com as condições da estrada. Os pneus são 295/80 22,5, freios a ar, motor Cummins turbo-diesel intercooler de 6 cilindros em linha e 162cv de potência. Segundo o fabricante, a extravagante picape pode chegar a 140 km/h com desempenho médio de sete quilômetros com um litro de diesel. A transmissão é manual de 5 marchas. Como tem sangue de caminhão, traz caixa de reduzida, mas desnecessária, a não ser que arraste uma carga como um iate, por exemplo, de oito a dez toneladas.

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Segundo Josué Maioli, diretor da Tropical Cabines, o conceito de superpicape vem dos Estados Unidos. A F-Maxx tem grade, pára-choque frontal e retrovisores da F-650 americana. Para pilotá-la é preciso habilitação categoria “C”. “A documentação é regularizada no Detran, como caminhão Ford/F-12000 TRV F-MAXX”, diz Maioli. A empresa produziu dois desses modelos e procura comprador. A única venda foi de uma versão um pouco menor, de quatro portas. Como veículo para ação promocional, a F-Maxx chama mesmo a atenção. Aliás, pode ser vista de perto nas etapas da F- Truck (Jaime Alves).