Por João Geraldo
Caminhão e motocicleta são veículos completamente adversos. Porém, se comparar motorista e motociclista, é possível haver certa proximidade entre ambos quando se trata da paixão pela estrada. O carreteiro viaja por trabalho e sabe que a profissão, mesmo com seus problemas e perigos, lhe transmite certo grau de liberdade. A mesma sensação é vivida pelo motociclista enquanto ele pilota sua Harley-Davidson sentindo o vento e a paisagem passar por ele quilômetro após quilômetro. Pode se dizer que, nos dois casos, a pista contribui para que tanto um quanto o outro deixem parte do estresse se perder pela estrada.
O motorista de caminhão se reúne em feiras e festas com atividades e atrações preparadas para a categoria, já os harleiros – como são chamados os motociclistas fãs da centenária marca criada em Milwaukee (Estados Unidos), em 1903 – também têm seus eventos. Os encontros para celebrar o estilo de vida da marca, além dos constantes passeios nos finais de semana, têm acontecido com frequência no Brasil e obtendo repercussão junto aos amantes de motocicletas.
O mais recente grande encontro, o Harley Day, aconteceu no sambódromo do Anhembi, em São Paulo, nos dias 18 e 19 de outubro. Foi a terceira edição do evento no Brasil, antecedida por outras duas ocorridas no Rio de Janeiro, em 2012 e 2013. Shows de rock, testes de novos modelos da marca, desfile de motos pela cidade e a realização de vendas fizeram parte do encontro, o qual reuniu cerca de 20 mil pessoas e 3.500 motocicletas, segundo os organizadores. O diretor-superintendente da Harley-Davidson do Brasil, Longino Morawski, destacou que o objetivo do encontro é levar diversão para as pessoas e possibilitar que elas conheçam um pouco mais do universo Harley-Davidson.
MAIS DE UM SÉCULO DE ESTRADA
A história da Harley-Davidson começou em 1901 com a demonstração de um veículo motorizado de duas rodas construído por William S. Harley e os irmãos Arthur e Walter Davidson, na cidade de Milwaukee. Três anos depois eles concluíram o que seria a primeira motocicleta. No mesmo ano foram construídos e vendidos mais dois modelos iguais ao primeiro. Entre 1906 e 1908, a produção subiu de 50 para 450 unidades e para 1.419 no ano seguinte.
As motos Harley Davidson começaram a chegar ao Brasil em 1929, quando o Estado de Minas Gerais importou um lote para a “força de segurança pública”. Em 1991 a companhia começou a buscar investidores no País e instalou, em 1999, sua primeira fábrica fora dos Estados Unidos, em Manaus/AM. No ano de 2011 criou uma subsidiária em São Paulo e iniciou a expansão da rede de concessionários. Ano passado, quando a marca completou 110 anos de história, aconteceram eventos por todo o mundo, inclusive no Brasil, onde o HOG (grupo de proprietários de Harley-Davidson), criado há 30 anos nos EUA, reúne 15 mil membros.