Por Daniel Rela

A Bridgestone Bandag acaba de lançar no País um chip para pneus de caminhões e ônibus, cuja função é fornecer dados para o transportador gerenciar de forma mais precisa a frota de pneus. Informações como identificação numérica, marca, modelo, dimensão, ciclo de vida e desenho de banda de rodagem são transmitidas através de radiofrequência e possibilitam economia com a manutenção e o desperdício dos pneus, apontado como um dos principais custos da atividade de transporte.

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Ricardo Drygalla, gerente de marketing da Bridgestone Bandag no Brasil, explica que a tecnologia é composta por um chip e uma máquina leitora que recebe dados via sinais de radiofrequência e os transmite para outro periférico portátil via sinal Bluetooth, organizando-os em um banco de dados. “O chip é fixado no pneu por meio da vulcanização química, um processo para a união de componentes de borracha em temperatura ambiente, fazendo com que as partes se unam permanentemente como uma única peça”, explica. Para uma frota com 500 pneus, o investimento total da solução é de R$ 10 mil.

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