A transmissão remanufaturada é uma alternativa que reduz a parada para conserto de cinco para apenas um dia e gera uma economia de R$3 mil a R$5 mil dependendo do tipo de caminhão e da região. É o que garante o gerente de produtos aftermarket da Eaton, Francisco Coli, que explica que após o diagnóstico, um reparo convencional da transmissão depende do tempo de recebimento de peças que não estão disponíveis na oficina. “É necessário aguardar que os distribuidores ou as fábricas enviem os componentes para o local, o que torna o reparo demorado chegando a cerca de uma semana. Com a transmissão remanufaturada a troca é imediata, ou seja, não dura mais de um dia”, destaca.

A linha reman da Eaton conta com cerca de 50 transmissões diferentes. Conforme explica Coli, além de reduzir o tempo de parada do veículo, elas chegam a ser 40% mais baratas do que as novas e oferecem menor custo por km rodado e a mesma garantia de um produto novo. “O mercado fica mais desafiador a cada ano e precisamos de soluções mais econômicas e com padrão de qualidade elevado, o remanufaturado é uma delas”, finaliza Coli.

 O processo de remanufatura:

A reindustrialização na Eaton dura, em média, três dias. Um dia inteiro para receber o casco, inspecioná-lo e limpá-lo. No segundo dia, o casco é desmontado, seus componentes são lavados individualmente e selecionados caso estejam em condições de reaproveitamento. Por fim, são solicitadas as peças novas necessárias, o casco é remontado, testado e pintado na cor verde que, na Eaton, identifica o produto como remanufaturado. Regulada por uma resolução da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a prática só pode ser feita pelo fabricante original da peça ou autorizada pela montadora.