As longas horas de espera para carregar e descarregar são uma das principais reclamações dos motoristas de caminhão. Nos Estados Unidos, por exemplo, recentemente um relatório da Business Insider revelou que em 2018 os profissionais aguardaram uma média de 2,5 horas para serem carregados ou descarregar em várias regiões do país.
No Brasil, em 2015 entrou em vigor a Lei 13.103/15 (conhecida como a Lei do Motorista), que modificou a de número 11.442/07. De acordo com o novo texto, o prazo máximo para carga e descarga do Veículo de Transporte Rodoviário de Cargas será de 5 (cinco) horas, contadas da chegada do veículo ao endereço de destino.
Após este período, será devido ao Transportador Autônomo de Cargas (TAC) ou à Empresa de Transporte Rodoviário de Cargas (ETC) a importância equivalente a R$1,58 por tonelada/hora ou fração.
No caso da empresa negar o pagamento pela hora parada, o caminhoneiro poderá procurar a Ouvidoria da ANTT, pelo telefone 166 para esclarecimentos ou através do e-mail [email protected]. As empresas são obrigadas a informar a ANTT quanto ao tempo de espera dos veículos, sob risco de multa de até 5% do valor da carga.
Confira as 10 cidades nos EUA unidos com maior tempo de espera. E no Brasil quais as cidades mais difíceis para carregar e descarregar?
- Fresno, Califórnia (331 minutos)
- Erie, Pensilvânia (323 minutos)
- Rochester, Nova Iorque (279 minutos)
- South Bend, Indiana (267 minutos)
- El Paso, Texas (253 minutos)
- Shreveport, Lousiana (237 minutos)
- Duluth, Minnesota (231 minutos)
- Little Rock, Arkansas (230 minutos)
- Fort Wayne, Indiana (223 minutos)
- Laredo, Texas (212 minutos)