A redução de emissões de carbono em obras melhora o meio ambiente e está relacionada com a redução de custos. A declaração foi dada durante seminário do CCC (Construction Climate Challenge) realizado na Europa por lideranças ligadas ao setor de equipamentos de construção e de infraestrutura.

Os representantes discutiram como a redução da pegada de carbono pode resultar em economias de custos. Compartilharam experiências e algumas das melhores práticas nesta área e falaram sobre vários tópicos que influenciam os custos: as novas tecnologias e materiais, ferramentas e orientações para medir e alcançar a diminuição de emissões e ainda sobre as expectativas dos clientes em relação a suas cadeias de fornecedores.

“As temperaturas estão subindo e o clima está se tornando imprevisível. Resolver estas questões requer o envolvimento dos líderes e uma ampla colaboração de todo o setor”, diz Mike Putnam, presidente e CEO da Skanska e do GCB (Green Construction Board).

O dirigente afirma que um ponto de discussão importante no evento foi a necessidade de maior colaboração em toda a cadeia de abastecimento para garantir que as metas de redução de carbono possam ser atingidas.

“A Volvo CE assumiu o compromisso de reduzir emissões de poluentes em seus produtos e instalações há muito tempo. Mas a mudança climática é uma questão muito grande para ser tratada por uma empresa isoladamente. É preciso um esforço conjunto”, afirma Bill Law, vice-presidente de comunicações da Volvo Construction Equipment.

O Desafio Climático da Construção (Construction Climate Challenge – CCC) é uma iniciativa liderada pela Volvo CE para promover a sustentabilidade em toda a cadeia de valor do setor de construção. O objetivo é também fomentar financiamentos para pesquisa ambiental.