Economizar na estrada exige do caminhoneiro organização. É preciso fazer ajustes em sua planilha de custos e encontrar algumas maneiras de obter pequenas economias. Preparar a refeição pode ser o primeiro passo. Os benefícios são menor gasto nos restaurantes e mais qualidade de vida.

Organização da caixa-cozinha e geladeira
Antes de iniciar a viagem, monte um cardápio básico para ter ideia do tipo de utensilio que irá precisar e quais alimentos não perecíveis consegue armazenar no caminhão. Caso o caminhão não tenha geladeira, escolha com cuidado os alimentos perecíveis para não correr o risco de estragar antes do consumo.
No caso do caminhão ter geladeira, monte um cardápio variado e inclua frutas e legumes, proteínas. Ter a geladeira no caminhão pode evitar reabastecimentos ao longo da viagem e consequentemente custos extras.

Cozinha compartilhada
Com antecedência é possível combinar as rotas e o local de parada com os colegas. Na hora das refeições, cada participante contribui com algum alimento ou bebida, e as tarefas poderão ser divididas. Assim, cozinhar na estrada ficará mais fácil, prático, prazeroso e econômico.

Planejamento da viagem

Antes de iniciar uma viagem é importante planejar todo o roteiro. Esse planejamento ajuda o motorista a definir os locais de parada, melhores preços de abastecimento além de já ter provisionado valores de pedágio.

Alimentação balanceada
Para quem trabalha na estrada, o ideal são refeições leves e equilibradas. Nos restaurantes por quilo é possível encontrar opções saudáveis, porém o risco de pegar itens como batata-frita, salgadinhos e alimentos gordurosos aumenta significativamente. Além disso, comer todos os dias em restaurante encarece muito as viagens. É possível se organizar para utilizar os restaurantes, mas não com muita frequência. Opte em carregar no caminhão alimentos de fácil conservação e baixo teor de gordura. Deixe para comprar no local de parada apenas os alimentos frescos. Assim, o custo será menor e a sua refeição terá muito mais qualidade.