Falta de alinhamento no caminhão pode comprometer o desempenho e a disponibilidade do veículo. Entre as principais consequências estão o aumento do consumo de combustível e desgaste de peças. Assim, é importante estar atento a manutenção do caminhão para manter a eficiência e produtividade e evitar gastos desnecessários. Outro ponto é reduzir o risco de acidentes nas estradas.
“A falta de revisão preventiva pode pesar no bolso dos caminhoneiros. O desgaste de uma peça ou o desalinhamento do veículo podem comprometer outros componentes, aumentando os custos com manutenção”, destaca Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Fras-le.
Alinhamento no caminhão garante bom funcionamento dos componentes
Leite explica que o alinhamento garante que as rodas estejam corretamente posicionadas em relação ao volante. “Quando um caminhão está desalinhado, pode puxar para um dos lados, dificultando a condução na linha reta. Além disso, a suspensão, os rolamentos, a direção e outros componentes só funcionam de maneira eficiente quando alinhados, assim como os pneus, que podem sofrer desgaste prematuro”.
Alinhamento no caminhão: reduz gastos desnecessários
Trafegar com caminhão alinhado reduz custos de manutenção e melhora o desempenho. Segundo o coordenador, realizar o alinhamento periodicamente traz benefícios como a redução do risco de problemas nos componentes e o aumento da vida útil de peças essenciais, como freios, direção, pneus e rolamentos.
O desalinhamento, segundo Leite eleva o consumo de combustível, aumenta os custos operacionais e acelera o desgaste dos pneus. Além disso, compromete a segurança, pois afeta a dirigibilidade e pode fazer com que o caminhão não responda corretamente aos comandos.
leia mais: