A nova MB Sprinter Street 2023, apresentada à imprensa nesta terça-feira 22, traz como principal novidade o motor OM 654 com 150 cv de potência. Segundo a montadora, dependo da aplicação do veículo, rota, condição climática, velocidade de condução, combinação de carga e qualidade do combustível, a economia chega a ser de 6% no uso urbano e de 11% em rodovia em relação à versão anterior de 143cv.

Em uso na Europa desde 2016, suas características técnicas incluem bloco em alumínio 31kg mais leve e turbo de geometria variável. Sua construção atende a requerimentos técnicos como potência com menos peso e baixo nível de atrito com o máximo desempenho. Um “balanceador” identificado como lanchester tem a função de manter a suavidade de rotação.

Tecnologias de pós tratamento EGR e SCR

O sistema de pós-tratamento de gases produzidos pela queima do combustível da nova MB Sprinter Street reúne as tecnologias EGR (recirculação dos gases sendo parte deles reaproveitada na combustão e outra parte limpa expelida pelo escapamento) e a SCR, que necessita de Arla32 para transformar os gases poluentes do meio ambiente em materiais não nocivos, como nitrogênio e água.

Novo motor OM 654 com bloco de alumínio e turbo de geometria variável, entre outras características técnicas, pode proporcionar 11% de economia de combustível operando em rodovias e 6% no trânsito urbano

O sistema de distribuição do motor OM 654 foi desenvolvido para promover um ajuste mais fino e regulagem mais acertada, bem como melhor distribuição do líquido de arrefecimento e diesel. O bico injetor de maior potência, por sua vez, trabalha em três faixas de operação para que a dosagem de combustível na câmara de combustão seja exata, entregando somente o necessário.

Identificada como 315 CDI, em alusão às 3,5 toneladas de PBT e os 150cv de potência, a linha Sprinter Street 2023 será disponibilizada aos transportadores a partir de maio nas versões chassi-cabine e furgão. O objetivo da Mercedes-Benz com os novos produtos é aumentar em 10% a participação da marca neste segmento em relação a 2021.

Preço com adicional de 7,5%

Caixa de câmbio manual de seis marchas, chassi, suspensão, entre-eixos e pacotes de segurança ativa continuam os mesmos já disponibilizados na versão 314 CDI. A transmissão automática ficou para outra ocasião, assim como tem sido a decisão de outros grandes fabricantes de veículos desta categoria.

Com a nova motorização, a linha Sprinter Street sofreu um adicional de 7,5% no preço. O pessoal de vendas da Mercedes-Benz diz que o aumento é compensado pela economia de combustível proporcionada pelo novo motor, cuja eficiência já foi testada e comprovada em seus seis anos de atuação no mercado em outras partes do mundo.

Assim como o chassi-cabine, o novo Furgão 315 CDI Street continua com o sistema de suspensão da versão anterior a 314 CDI. Ambos continuam também com a mesma transmissão mecânica de seis velocidades

No próximo mês de agosto a linha Sprinter completa 25 anos de presença no mercado brasileiro. Importada da Argentina desde 1996, já foram vendidas no mercado brasileiro 31 mil unidades. A nova Sprinter Street estará disponível em todos os concessionários da marca a partir de maio com o preço público sugerido a partir de R$ 239.600,00 para os modelos chassi-cabine e a partir de R$ 249.000,00 para os veículos Furgões