Vendida em mais de 180 mercados, incluindo Tailândia e Sudeste Asiático, Taiwan, Nova Zelândia, Austrália, África do Sul e países da Europa e da América Latina, a nova picape Ford Ranger acaba de ser lançada no Brasil totalmente reformulada. Com novo design, o modelo recebeu um pacote de tecnologia e começa a ser entregue aos clientes no mês de maio.

Com capacidade para uma tonelada de carga líquida, trata-se de um produto desenvolvido para quem necessita de um veículo robusto para o trabalho, mas que também espera alto nível de tecnologia, conforto, segurança e dirigibilidade, podendo ser, também, uma opção para o uso pessoal.

Ranger Limited (14)

A Ranger 2017 recebeu a chancela da Ford como a melhor por ela já produzida em todos os tempos. A proposta da montadora se justifica por todas as mudanças implementadas ao modelo mudanças e também pela segurança e conforto disponibilizados na nova linha, o qual levou a fabricante a conceder – de forma pioneira – cinco anos de garantia sem limite de quilometragem.

Construída sobre plataforma global – porém focada nas necessidades do consumidor brasileiro – a Ranger 2017 para o mercado latino-americano é produzida na fábrica da Ford em Pacheco, na Argentina. A unidade recebeu investimento de US$220 milhões em modernização para estar apta a produzir a nova linha.

Além das três opções de motorização, a nova linha traz um novo nível de conforto e refinamento para o segmento de picapes. Banco de couro e elétrico (o do motorista), direção com assistência elétrica, pneus de baixa resistência à rodagem e condução semiautônoma são algumas das novidades destacadas pela fabricante.

Nova Ranger - Interior (9)

O veículo teve o seu interior totalmente renovado, incluindo volante com controles integrados e painel que exibe no centro a tela do sistema de conectividade SYNC. O acabamento ganhou requinte, com materiais de qualidade e recursos como banco com ajuste lombar e console de teto com porta-óculos, incluindo bancos de couro e detalhes de acabamento em metal a partir da versão XLT.

Em relação à motorização, a nova linha traz duas opções de diesel e uma flex. A Ranger Limited – versão top com rodas aro 18 – traz de série transmissão automática de seis velocidades e tração 4X4, é equipada com motor diesel Duratorque de 3.2 litros (200cv) e cinco cilindros. A opção intermediária da nova linha tem motor diesel Duratorque de 2.2 litros (160cv) e transmissão automática e manual.

Já a nova Ranger de entrada é tracionada por um motor flex de 2,5 litros que entrega 168cv rodando com gasolina e173cv com etanol. Esse motor 2.5 flex tem sistema eletrônico de partida denominado Easy Start que dispensa o tanquinho auxiliar de gasolina. A transmissão automática de seis velocidades da versão com motor diesel 2.2 também apresenta modificações no conversor de torque e no sistema eletrônico de controle.

Eneas Lamoglie, chefe de engenharia da Ford, disse que os avanços técnicos da motorização incluem bicos injetores piezoelétricos, novos turbocompressores, novo desenho de válvulas e sensor de temperatura de gases de exaustão para aumentar a eficiência e economia nas duas versões de motores diesel Duratorque. As mudanças, segundo ele, proporcionaram redução de até 15% no consumo de combustível de até 16% nas emissões de CO2.

Ainda de acordo com Lamoglie, a tração 4X4 da nova linha pode ser acionada com o veículo em velocidade de até 120 km/hora. A reduzida somente com o veículo parado. Lamoglie acrescenta que a Ranger conta também com assistente de rampa e diferencial traseiro blocante. Ele reforça que a direção com assistência elétrica é a primeira em picape desta categoria.

O chassi e a carroceria também passaram mudanças e ficaram mais reforçados e maior nível de rigidez e segurança. Para situações extremas de operação, no campo, por exemplo, a nova Ranger tem capacidade de imersão para vencer trechos alagados de até 800 mm.

Toda a linha vem de série com o sistema AdvanceTrac que inclui: controle eletrônico de estabilidade, controle eletrônico de tração, assistente de partida em rampa, controle anticapotamento, controle adaptativo de carga, luzes de emergência em frenagem brusca e assistente de frenagem de emergência. As versões diesel têm ainda a função de controle automático em descidas.

“A nova Ranger é um divisor de águas, um produto evoluído e completo”, diz Guy Rodriguez, diretor de marketing, vendas e serviços da Ford. Ainda de acordo com ele, ela foi desenvolvida para ser a picape média mais forte, robusta, capaz e confiável do segmento, com os atributos que o consumidor deseja em termos de segurança, dirigibilidade, conforto e tecnologia.

Todas as versões saem de fábrica com sete airbags, cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça para os cinco ocupantes, alerta sonoro de uso do cinto para o motorista e o passageiro e sistema Isofix para cadeiras infantis. As versões XLT e Limited oferecem ainda chave de segurança MyKey.

Nova Ranger - Interior (5)

O interior também foi totalmente modificado e ganhou requinte e tecnologias inéditas de assistência ao motorista. Uma delas é o piloto automático adaptativo, que mantém e ajusta automaticamente a velocidade em relação ao veículo da frente, além do radar frontal que detecta o risco de colisão e alerta de colisão e controle eletrônico de estabilidade. Sistema auxiliar de estacionamento com câmera de ré e sensor de monitoramento de pressão dos pneus, disponíveis tanto na XLT quanto na Limited.

Nova Ranger - Detalhes (5)Outra inovação é o sistema de permanência na faixa, o qual, através de uma câmera identifica a faixa de rolamento e corrige a rota do veículo. Outras tecnologias disponibilizadas no veículo, são o alerta de colisão, farol alto automático (que controla a luminosidade por meio de uma câmera) e sistema de permanência em faixa, oferecidos na versão top de linha. Outras novidades estão na iluminação da caçamba, capô com molas a gás, banco do motorista com controle elétrico e ar-condicionado com controle individual.

Oswaldo Ramos, gerente de marketing da Ford, conta que durante o desenvolvimento da nova linha a companhia procurou entender o consumidor, para chegar ao produto ideal. Ele aponta o setor agropecuário como grande nicho de mercado para a Ranger que está chegando totalmente atualizada. “O PIB do agronegócio continua crescendo e tem muita gente com dinheiro”, destaca. Ramos disse ainda que o segmento de picape está forte no Brasil e lembrou que não existe apenas um tipo de consumidor para este tipo de veículo.

Outro ponto destacado com ênfase pelos profissionais da empresa é trabalho de design que conferiu à nova Ranger um ar de imponência, mais robusta, características necessárias a veículos desta categoria. A versão XLT tem santantônio tubular e a Limited, santantônio integrado na traseira, com vários itens cromados.

SOM E ASSISTÊNCIA DE EMERGÊNCIA
A nova linha também tem de série sistema de conectividade SYNC, com CD/MP3-player, entrada USB/iPod, Bluetooth, comandos de voz para áudio e telefone, comandos de áudio no volante e assistência de emergência, que faz uma ligação automática para o SAMU, através de um celular pareado, em caso de acidente com acionamento dos airbags ou corte de combustível. A tela é de 4,2 polegadas na versão XLS e de 8 polegadas para a XLT e Limited, que também incluem navegação e comandos de voz para esta função e climatização.

 

MODELO PREÇO R$
XLS 2,5 Flex 4X2 MT   99.500,00
XLT 2,5 Flex 4X2 MT 109.500,00
XLS 2.2 Diesel 4X4 MT/AT 129.900,00
XLT 2.2 Diesel 4X4 AT 166.900,00
Limited Diesel 4X4 AT 179.900,00