A Mobil alerta os motoristas sobre a importância de realizar a troca de óleo corretamente para manter a boa performance do veículo e evitar gastos extras e até a redução da vida útil do motor. De acordo com a empresa, a troca do lubrificante representa menos de 3% da manutenção total de um veículo e é mais barata do que uma lavagem completa, por exemplo. Porém, não realizar a trocar no período indicado ou abrir mão de um produto de qualidade acarreta prejuízos como maior consumo de combustível, de depósitos no cárter, desgaste das partes internas do motor, número de paradas para reposição e troca do lubrificante de baixa qualidade e geração de resíduos danosos ao meio ambiente .
O gerente de vendas distribuidores, João Botelho, diz que é preciso escolher o óleo certo para o veículo , dentro das categorias mineral, semissintético e sintético. “Os sintéticos são quimicamente mais estáveis e por este e outros motivos são mais indicados para veículos que operam em condições severas de uso, caso dos veículos de carga ”.
Outra dica é analisar a relação custo-benefício. Um óleo sintético é mais caro no momento da compra, mas pode contribuir para a economia de combustível, menor número de paradas para troca, de nível de reposição, maior vida dos componentes internos do motor que resultam em um melhor desempenho e maior produtividade.