Após seis meses de operação com 18 caminhões MAN TGX 29.440, que receberam configurações para aplicação off-road, a BBM Logística acaba de adquirir mais dez veículos nas mesmas configurações através do contrato de leasing operacional. As unidades, a pedido do cliente, recebem a denominação Crossover e seguem a configuração original de um TGX, agregando itens como gancho de reboque, grade de proteção para farol e lanternas, além de contar com um chassi mais elevado, com amortecedores redimensionados.

Essas modificações vêm para atender às necessidades da empresa em um contrato de transporte de toras de madeira reflorestada do campo até a fábrica de seu cliente. “Como o caminhão foi inicialmente desenvolvido para trechos rodoviários e grande parte da rota desse contrato se dá nessas vias, garantimos resultados superiores, sem perder a robustez solicitada para o percurso fora de estrada”, explica Luís Bastos, gestor de projetos da BBM Logística, gestor da BBM.

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Nessa operação, os TGX rodam uma média de 660 quilômetros diários, sendo 60 km em estrada de chão com topografia pouco acidentada e os outros 600 km em vias asfaltadas. Equipados com bitrem florestal, cada caminhão leva carga média de 38 toneladas. De acordo com Bastos, a configuração permite economia de 5% no consumo de combustível, além de disponibilidade até 8% maior no ciclo operacional, já que o TGX desenvolve muito melhor o trecho rodoviário em relação aos veículos utilizados anteriormente.

As unidades foram adquiridos através de leasing operacional, cuja modalidade é oferecida em parceria com o Banco Volkswagen com atrativos na aquisição do veículo, como parcelas mensais até 30% inferiores às do Finame e sem a exigência de um valor de entrada, além de prestação mensal fixa até o fim do contrato. Outro ponto é que no pagamento mensal estão inclusas manutenção completa — corretiva e preventiva —, telemetria (rastreamento e controle sobre a frota)  e  custos com documentação, emplacamento e IPVA.