A Foton Caminhões está em fase final dos testes de rodagem de seus protótipos de 10 toneladas, o Foton 10 – 16DT. Este será o primeiro modelo da marca a ser produzido no Brasil em 2016 e sairá da linha de produção com mais de 65% de conteúdo nacional, atendendo aos requisitos do programa Inovar Auto, do governo federal, além do FINAME.
O veículo contabiliza 34 fornecedores locais, entre eles a Cummins; ZF, para transmissão; Knorr, para conjunto de freios; Sachs, para embreagens, Maxion, para chassis e rodas; Dana, para eixos e cardan; Voss, para conexões; Pirelli, para pneus; Monroe, para amortecedores; Bepo, para tanque de combustível; Rassini, para feixes de mola; Heliar, para baterias e ThyssenKrupp, para as barras estabilizadoras, são destaques.
Os protótipos estão em avaliação técnicas pela engenharia da empresa circulando em diversas regiões do Brasil, enfrentando diversas temperaturas, relevo, pavimentações boas, ruins e estradas de terra batida. De acordo com Leandro Lucki Gedanken, gerente de engenharia e desenvolvimento da Foton, esta é a fase mais importante para validarem o modelo como o mais adequado para operações em grandes centros urbanos por todo o País. Foram realizadas importantes alterações técnicas no projeto original chinês. “São sempre feitas melhorias quando da nacionalização de um produto. Neste caso, por conta do tipo de pista e terreno do Brasil e dos perfis de carga, realizamos alterações para melhorar a performance da suspensão, oferecendo mais resistência, flexibilidade e conforto”, explica.
O modelo Foton de 10 toneladas é ideal para aplicações em grandes centros urbanos e pode receber terceiro eixo e ser transformado num modelo de 13 toneladas. O motor tem de 3.8I, com 156 cv de potência, torque de 500 Nm e transmissão ZF 6 S 500 de seis marchas, com Overdrive.