Em seu espaço na IAA, a maior feira de veículos comerciais do mundo, realizada em Hannover, Alemanha, o Grupo Daimler apresentou ao público de vários pontos do planeta um caminhão, uma van e um ônibus totalmente elétricos e conectados. Carregados de tecnologia, os veículos trazem soluções de segurança, eficiência e emissões zero, entre outros requisitos apontados hoje como necessários no futuro dos veículos de distribuição de mercadorias e transporte de passageiros. “Agora, o tema é como tornar o transporte público urbano de mercadorias e de pessoas mais eficientes ” , disse o Dr Wolfgang Bernhard, CEO do Grupo Daimler.

Além do Urban eTruck, um caminhão médio totalmente elétrico e autônomo, a empresa apresentou também um modelos Fuso e um Canter também movidos por baterias. Esse veículos rodaram mais de 60 mil quilômetros com clientes, desde de 2014, e não apresentaram qualquer problema, disse o executivo.

Os veículos elétricos têm custo maior que os com motor a diesel, mas o valor é amortizado em três anos, acrescentou o executivo, destacando que esta tecnologia ainda não é adequadas a caminhões pesados e sim a veículos de distribuição.
“Os pesados continuarão a ser movidos a diesel”, disse.

O eTruck, por sua vez, transporta até 12,8T de carga líquida e tem autonomia para 200km. Mas a expectativa é que a eletricidade esteja mais presentes nos caminhões e aumente até o anos de 2030. Hoje, o maior gargalo está na infraestrutura, embora
já em 2018 o mercado estará mais preparado para a mobilidade elétrica” , acrescentou Bernhard.

Além dos veículos elétricos, o Grupo Daimler apresentou ao público da IAA outros 60
veículos comerciais entre caminhões e ônibus, que produz em várias partes do mundo
com diferentes marcas.

Leia mais:

O caminhão reiventado