Nesta segunda-feira (28), começa a Agrishow 2025, maior evento do setor agro, que ocorre até o dia 2 de maio, em Ribeirão Preto. E a Scania está apresentando o caminhão 560 G Super XT, desenvolvido para a Megatec, distribuidora da Randon Implementos, para atuar no transbordo de cana.

Trata-se do primeiro cavalo-mecânico destinado a esse tipo de operação. Como resultado, o modelo pode trabalhar com duas caixas de carga e transportar mais carga. Nesse sentido, o 560 G Super vai trabalhar atrelado a um bitrem da Megatec com carga útil de 34 t.

Como resultado, o novo caminhão traz redução do custo total de operação (TCO), já que faz o trabalho geralmente realizado por um caminhão rígido com 22 t de capacidade. Outra novidade é que por rodar no fora de estrada, o caminhão ainda pode puxar até 91 toneladas.

Agrishow: Scania 560 G com mais capacidade para o transbordo
Caminhão tem 34 t de capacidade de carga – Fotos: Megatec

LEIA TAMBÉM: Scania discute uso de ônibus a gás com Prefeitura de São Paulo

Entregas técnicas

O Scania 560 G Super XT 6×4 conta com redutor nos cubos de roda de uso misto. Além disso, conta com bitola de 3 metros e pneus de alta flutuação para poder operar no transbordo.

Mas no período de entressafra, o caminhão ganha outras utilidades. Ou seja, pode operar no transporte dentro das fazendas. Além disso, seu valor de revenda é preservado, porque o cliente pode retirar as mangas de eixos mais largas e o alargador do chassi. Como resultado, o caminhão volta à sua originalidade.

O caminhão é equipado com o motor Scania Super DC13 de 560 cv de potência e 285,7 mkgf de torque. O modelo trabalha com a transmissão G33 heavy planetary, automatizada Opticruise de 14 velocidades.

Leia mais: Safra recorde e pouca vantagem para o caminhoneiro