A Scania acaba de completar 65 anos de operações no Peru e aproveita para comemorar os bons resultados obtidos no mercado. Em caminhões, nos primeiros quatro meses do ano, a fabricante sueca registrou 25% mais veículos. Segundo Andrés Leonard, diretor-geral da Scania no Peru, esse resultado se deve às estratégias direcionadas ao setor de mineração e long haulage do país, área onde a Scania tem forte participação.
Já no segmento de ônibus rodoviários, no primeiro trimestre, a fabricante aumentou 8 pontos percentuais, passando de 15% para 23% no comparativo entre o primeiro trimestre de 2015 e 2016. O desempenho positivo pode também ser observado no volume de novos ônibus registrados, que aumentou 33% em comparação com o primeiro trimestre de 2015.
Outra área de atuação que ganha importância para os negócios da Scania no Peru é o segmento de serviços. Nos últimos quatros anos, a fabricante sueca ampliou sua rede com a abertura de dois novos pontos de serviço, que agora somam sete unidades no território nacional. Além disso, a Scania ampliou o número de oficinas nas instalações dos clientes, um modelo de negócio muito bem aceito tanto por empresas de caminhões, quanto de ônibus do país. Os investimentos na rede de serviços resultaram em um aumento de 16% no faturamento das oficinas no Peru em comparação ao primeiro trimestre de 2015.
65 anos de história
A Scania escolheu o Peru como o primeiro país para iniciar suas operações na América Latina, em 1951. A fabricante introduziu no mercado peruano veículos pesados movidos a diesel, com a utilização do turbo alimentador e do intercooler. Também foi a primeira marca a introduzir um retardador e, recentemente, a primeira marca em oferecer um sistema de gestão de frotas integrado.