volvo conectividadeA Volvo está apostando nas ferramentas de conectividade para zerar o número de paradas não planejadas com os veículos da marca.  Um dos principais fatores para reduzir as paradas, segundo a empresa,  é a previsão das necessidades em serviços de manutenção, e assim poder customizar o atendimento para cada caminhão individualmente. “Atualmente, o fluxo de informações dos veículos, da logística do transporte e de toda a infraestrutura do setor ainda está compartimentalizado em cada modal de transporte. Em breve, todo este conjunto de dados estará conectado”, afirma Michael Gudmunds, gerente de serviços conectados da Volvo Trucks.

Dentro desse contexto, a Volvo já disponibiliza algumas tecnologias como a I-See, sistema que lê a topografia da estrada e a memoriza. Numa viagem futura pela mesma rodovia, o dispositivo utiliza esses dados para, automaticamente, tornar mais eficiente a troca de marchas e o uso do freio motor, contribuindo para melhora do desempenho do caminhão e da economia de combustível. O FH já sai da linha de produção com o I-See instalado.

Já o Dynafleet é o sistema de gerenciamento de frotas, que permite gerar tanto relatórios de desempenho como o perfil de condução e consumo de combustível de cada motorista individualmente. O  sistema facilita e agiliza o acompanhamento individual do consumo de combustível e de emissões de poluentes. É possível, por exemplo, ranquear o desempenho dos motoristas, para balizar correções e treinamentos futuros. Os veículos da nova linha F também já saem de fábrica prontos para ativação do Dynafleet. Para veículos mais antigos (a partir de caminhões equipados com motor D12D e linha VM com motor eletrônico) também é possível instalá-lo na rede de concessionárias da marca.

Outra solução é o My Truck, um aplicativo para smartphones que reproduz no aparelho muitas das funções exibidas no painel de instrumentos do veículo.  O caminhão Volvo já sai da linha de produção preparado para interagir com o aplicativo. O motorista e o transportador podem, mesmo a distância , ter acesso a uma série de informações vitais sobre o status do veículo. O alarme de fábrica conectado ao My Truck permite ao usuário receber uma mensagem no smartphone caso o alarme dispare, ou se a cabine for violada.

“Num setor cada vez mais competitivo e com fretes cada vez mais achatados, é imprescindível usar toda a tecnologia possível para tornar a operação mais eficaz e com custos menores”, declara Nilton Roeder, diretor de estratégia, desenvolvimento de negócios e suporte a vendas de caminhões do Grupo Volvo América Latina.