O motor Cummins ISG, a mais recente novidade da empresa na área de propulsores, está sendo apresentado aos transportadores e fabricantes de caminhões na primeira edição do Inovation Week, evento realizado pela Cummins, em Atibaia/SP, com objetivo de mostrar suas novas tecnologias para veículos comerciais pesados. O ISG é um engenho de 12 litros com potências na faixa de 375 a 510cv e que opera na faixa de torque de 1650 a 2300Nm.
Entre outros destaques, trata-se de um motor 90 quilos mais leve que modelos similares, cárter e tampa do comando de válvulas são de plástico, além de manutenção facilitada. A fabricante destaca também o baixo consumo de diesel e o classifica como o mais econômico da marca. Produzido na China e projetado para rodar até 1,2 milhão de quilômetros sem problemas, o ISG tem garantia de fábrica de dois anos ou 400 mil quilômetros.
Uma unidade de 500 cv de potência, instalada em caminhão Volkswagen Constellation atrelado a uma carreta SL de três eixos, está sendo testada pelos transportadores durante o evento Inovation Week. O mesmo veículo está equipado também com uma caixa de transmissão automatizada Eaton de 18 velocidades à frente, sendo as duas últimas overdrive.