O Grupo Sherm utiliza há seis meses o trator de terminal, modelo YT202-EV, da Terberg, equipado com a transmissão 100% automática da Allison 3000 Series™, para o transporte de material do Grupo BMW, em Munique, na Alemanha. De acordo com a empresa, a expectativa é de redução de cerca de 12 toneladas de dióxido de carbono no meio ambiente em comparação com o mesmo veículo movido a diesel, em um período de um ano. De acordo com Rainer Zoellner, o gerente de projeto do caminhão elétrico para o Grupo SCHERM, se o veículo continuar a comprovar sua eficiência durante esse ano de programa piloto, é provável que o projeto se estenda. “O caminhão elétrico realiza as tarefas normais de serviços just-in-time proporcionando o máximo de satisfação, e até agora, só tivemos experiências positivas com as transmissões Allison”, explica.

O caminhão automático de 40 toneladas faz viagens entre o centro de logística da SCHERMS e a fábrica da BMW, um trajeto de cerca de 3 quilômetros, oito vezes por dia, a semana toda. O YT202-EV transporta componentes para os automóveis BMW, tais como amortecedores, sistemas de direção hidráulica e molas, em dois turnos entre as 6h00s e meia noite. Com uma autonomia de até 100 km quando a bateria está totalmente carregada, consegue trafegar os 48 km diários do trajeto sem nenhuma pausa para recarregar a bateria. À noite, as baterias são carregadas por 3 a 4 horas com eletricidade 100 por cento limpa, na própria estação de abastecimento da empresa. O motor é o Siemens refrigerado a água, síncrono trifásico (614 V), com uma potência máxima de 138 kW (188 hp).

Atualmente, vinte caminhões industriais YT202-EV estão em operação em toda a Europa, incluindo países como Dinamarca, Suíça, Alemanha e Holanda, com mais veículos a serem entregues ainda este ano. Desde julho de 2014, o provedor de serviços de logística Berliner Hafen- und Lagergesellschaft mbH (BEHALA) adotou um YT202-EV para o transporte de contêineres do porto da zona oeste de Berlim para diferentes destinos em toda a cidade. No entanto, os caminhões elétricos são usados em outros países principalmente por empresas de alimentos, incluindo a Migros, Ferrero e Bakker Barendrecht (Univeg).