A Dunlop acaba de divulgar que encerrou 2015 com crescimento de 62% em vendas de pneus de passeio, 10% de participação no mercado de reposição e capacidade máxima de produção de 15 mil unidades por dia em sua fábrica , inaugurada em outubro de 2013 na região metropolitana de Curitiba/PR. Em relação aos pneus direcionados para veículos pesados, a empresa registrou 197 mil unidades vendidas para o segmento de reposição e o market share por região ficou em 2% no Norte, 7,3% Nordeste, 3,8% Centro, 2% Sul e 3,7% Sudeste.

Infografico005-01Outros dados fornecidos diz respeito ao tamanho da rede, atualmente com 125 pontos de vendas, sendo 116 autocenters e 9 truck centers. A empresa divulgou também que  90% dos pneus comercializados pela empresa vem da produção nacional e apenas 10% são importados, como por exemplo, os pneus para veículos pesados; e o alcance da capacidade instalada da fábrica de Fazenda Rio Grando, no Paraná, é de 450 mil pneus por mês.

De acordo com o diretor de vendas e marketing, Renato Baroli, a empresa está muito satisfeita com o aumento de vendas no segmento de reposição e diz que para 2016, prevê um cenário desafiador, principalmente em função da continuidade da crise, que pode intensificar o temor da população e das empresas, retraindo ainda mais a economia nacional, comportamento natural em tempos difíceis. “O Brasil já passou por momentos delicados e estamos com expectativas de que iremos alcançar os nossos objetivos. Existem oportunidades, mesmo na crise. Continuamos otimistas com o Brasil, com o mercado nacional e nossas estratégias de atuação”, destaca o executivo.

A análise geral do desempenho das fabricantes nacionais de pneus, em 2015, mostra uma queda de 1,2% nas vendas de todos os segmentos, muito em função da forte retração da produção nacional de veículos. A ANIP, Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, da qual a Dunlop é membro, apresentou, no início de 2015, 11 propostas ao governo para alavancar o crescimento do setor e melhorar o ambiente onde atuam as fábricas de pneus. A Dunlop apoia essas medidas e destaca a importância de temas como a simplificação e isonomia tributária – que deve tornar o sistema tributário mais justo, uma vez que atualmente cada estado tem regras tributárias próprias em relação ao ICMS e debater a isonomia com os governos é fundamental. O pleito irá colaborar para que o setor seja mais competitivo em bases mais justas, iguais e coerentes.

Outro ponto relevante para a Dunlop é o acesso a insumos, afinal a matéria prima brasileira não é suficiente para o volume de produção realizado aqui, portanto a importação é necessária e aumenta o custo de toda a produção. “O desenvolvimento de políticas que favoreçam e estimulem o ingresso de novos produtores nacionais é emergencial. É uma luta necessária e um importante passo para o desenvolvimento econômico brasileiro”, finaliza.