Pesquisa realizada pela FreteBras, com 1.700 caminhoneiros, revelou que 44% dos motoristas não se sentem seguros com a profissão. Entretanto, apesar da sensação de insegurança, 40% não costumam adotar nenhum tipo de critério para minimizar riscos.

O estudo revelou também que apenas 21% dos caminhoneiros consultam informações sobre os donos da carga a ser transportada. Já em relação ao preço do frete, somente 37% tomam o cuidado de avaliar se o valor está muito diferente do praticado pelo mercado, a fim de evitar o famoso golpe do “fretão”.

Aplicativos de frete

Os aplicativos de frete são uma boa solução para o motorista de caminhão realizar as negociações de frete com mais segurança. A ferramenta não utiliza intermediários já que coloca em contato direto o caminhoneiro com o dono da carga. Porém, para que o uso seja realizado com eficácia é importante que o caminhoneiro tome alguns cuidados.

Por parte das empresas, que oferecem o serviço, a garantia de uma contratação segura é cada vez mais maior. A FreteBras, por exemplo, conseguiu reduzir em 43% as publicações de anúncios falsos na plataforma. Michael Bogajo, Head de Prevenção à Fraude da FreteBras, explica que a quantidade de fretes falsos na plataforma já era baixa, na casa de 1% dos fretes publicados, e com a aplicação da tecnologia, tornou-se ainda mais segura. Outro dado significativo são as denúncias dos caminhoneiros que nos últimos três meses diminuíram em 40% nos últimos três meses.

Veja 6 dicas para utilizar os aplicativos de frete com segurança