A Inteligência artificial já auxilia também motoristas que transportam madeira. Essa tecnologia, que conta com câmeras e alertas em tempo real, está sendo a aliada da Bracell no transporte de madeira de eucaliptos. O objetivo principal, segundo a empresa, é a segurança do condutor.

 A inteligência artificial aumenta a confiança e a segurança do condutor, afirma o motorista Antônio Brito

Na prática, a inteligência artificial atua com câmeras e alertas, em tempo real, sobre eventuais sinais de cansaço, sonolência e outros desvios de atenção. Ainda de acordo com a Bracell, essa tecnologia embarcada acompanha as condições físicas do motorista  e alerta sobre os limites de velocidade de acordo com cada região.

Suporte 24 horas aos  condutores

Outro ponto citado pela empresa é a segurança para as pessoas que moram nas comunidades por onde passam as composições, bem como outros usuários das vias. O suporte aos condutores é fornecido por operadores que atuam 24h na Central Integrada de Monitoramento, registra os alertas e tom as medidas preventivas necessárias.

As centrais são mantidas pelas próprias empresas contratadas para o transporte de madeira. O destino da carga é para a fábrica de celulose solúvel, no Polo Industrial de Camaçari. E as informações são compartilhadas semanalmente com a Bracell.

De acordo com o gerente de Logística Florestal da Bracell Bahia, Jaime Heidgger Júnior, o uso da tecnologia aliado à atuação de monitores qualificados reforça o rígido controle dos critérios de segurança no transporte de madeira.

Tecnologia presente em 100% da frota

Ele acrescenta que a inteligência artificial embarcada está presente em 100% dos caminhões da frota terceirizada. São cerca de 100 carretas de três empresas parceiras responsáveis pela logística florestal.

“As câmeras possibilitam enviar alertas sonoros e comunicações para a central, caso, por exemplo, o veículo invada a pista contrária ou viaje em comboio, quando fica muito próximo de outro caminhão”, explica Heidgger.

Inteligência artificial embarcada no caminhão acusa até o uso de celular e cigarro

O sistema indica, por exemplo, o uso de celular e de cigarro durante o deslocamento dos caminhões, e até mesmo a ausência do motorista no veículo. Além disso, informa a Bracell e a empresa prestadora de serviço sobre qualquer ocorrência que possa representar ameaça à segurança do motorista ou usuários das vias.

O sistema também permite criar “cercas virtuais” que delimitam regiões habitadas, especialmente na zona rural. Nessas localidades, o motorista deve respeitar o limite máximo de 10 km de hora para evitar poeira, ruídos excessivos e riscos à segurança de monitores e de animais domésticos.

Atualmente, são mais de 100 “cercas” (poligonais) já delimitadas referentes a localidades por onde transitam ou já transitaram veículos de transporte de madeira.

O motorista Antônio Brito, 38 anos de idade e há 14 no transporte de madeira, diz que a inteligência artifical veio para mudar a vida do motorista. De acordo com ele, a tecnologia aumenta a confiança e a segurança do condutor. Além disso, ainda alerta sobre o cansaço, limite de velocidade e outras situações que podem afetar a segurança”, complementou.

Sobre a Bracell

A Bracell é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, com duas principais operações no Brasil, sendo uma em Camaçari, na Bahia, e outra em Lençóis Paulista, em São Paulo. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Cingapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos. www.bracell.com