Estudos do Observatório Nacional de Segurança Viária apontam que 90% dos acidentes de trânsito ocorrem por falhas humanas, que vão desde a desatenção dos condutores até o desrespeito à legislação de trânsito e imprudência.
Dados da CCR NovaDutra revelam que nos primeiros sete meses deste ano, foram registrados 558 acidentes relacionados à parada no acostamento, um aumento de 22% comparado ao mesmo período do ano de 2016.
Os números ainda revelam que ocorreram 15 registros de atropelamentos no acostamento, entre os meses de janeiro e julho de 2017, aumento de 150%, comparado ao mesmo período de 2016, quando foram registrados 6 atropelamentos.
Confira dicas de segurança sobre o uso do acostamento:
Se precisar parar no acostamento:
- Sinalize o local: ligue o pisca-alerta e posicione o triângulo;
- Desocupe o veículo, deixando todos os ocupantes distantes da rodovia. Dê atenção especial às crianças e aos animais de estimação.
O uso do acostamento é permitido apenas:
- Em casos de emergência, como problemas mecânicos.
O que você não deve fazer no acostamento:
- Nunca trafegue pelo acostamento;
- Nunca ultrapasse pelo acostamento;
- Não utilize o acostamento como ponto de encontro ou banheiro; procure sempre um posto de serviços.
O uso indevido do acostamento pelos motoristas como faixa de rolamento pode prejudicar a chegada de viaturas de emergência da Concessionária e também da Polícia Rodoviária Federal no atendimento às ocorrências com vítimas.
A concessionária lançou, em maio, campanha de segurança “Dirigir não é perigoso”, para alertar os motoristas sobre comportamentos que podem causar acidentes e reforçar que atitudes responsáveis contribuem para a redução de ocorrências e, consequentemente, de mortes na via Dutra.