Algumas atitudes na estrada são importantes para garantir a segurança de todos os usuários e classificar o carreteiro como um bom motorista.

Essas atitudes contribuem na hora de negociar um valor melhor no frete e até mesmo conseguir uma oportunidade dentro de uma empresa.

Afinal, a principal queixa dos transportadores é a dificuldade de encontrar bons motoristas.

Infelizmente a falha humana continua entre as principais causas de acidentes envolvendo caminhões. Distração ao volante, excesso de confiança, descumprimento ao Código de Transito Brasileiro e leis voltadas ao transporte, imprudência e cansaço por conta das longas jornadas são algumas das infrações mais comuns.

Confira agora 6 atitudes na estrada que podem fazer de você um bom motorista.

RESPEITE A SINALIZAÇÃO

sinalizaçãoA sinalização viária, incluindo os limites de velocidade, é resultado de um amplo estudo técnico elaborado por profissionais que conhecem, profundamente, a rodovia. A função das placas é, acima de tudo, promover a segurança de todos.

MANUTENÇÃO PREVENTIVA

mercedes manutençãoAntes de pegar a estrada é importante saber como está a saúde do veículo. O funcionamento adequado de alguns itens, como freio, pneus e a parte elétrica, são fundamentais para evitar acidentes.

ATENÇÃO ÀS CONDIÇÕES DE PISTA

triangulo de sinalizacaoA rodovia pode se alterar a qualquer momento, seja por um acidente, uma interdição, uma chuva repentina ou mesmo pelo próprio tráfego que pode acentuar-se. Manobras cautelosas e atenção a tudo o que acontece também favorece a segurança de todos.

PROGRAMAÇÃO DE VIAGEM

anotacao P2 pathAntes de pegar a estrada, faça um pequeno planejamento considerando o tempo da viagem e a hora de chegada ao destino. Trace uma rota, optando por pistas duplicadas; leve em consideração que alguns trechos podem estar em obras, demandando maior tempo de deslocamento.

DESCANSO REGULAR

sonoTire de trinta minutos a uma hora para descansar se a viagem for longa. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê descanso e repouso regulares par ao motorista profissional. O cansaço, aliado da desatenção, é um dos fatores geradores de acidentes.

BOA ALIMENTAÇÃO E SAÚDE EM DIA

alimentação daniela

Os caminhoneiros, principalmente, estão acostumados a ter uma vida muito corrida. Por isso, cuidar da saúde é sempre um desafio. Alimentação pesada, com muita carne e carboidratos (doces, pães e massas), promove sonolência. Procure equilibrar o prato com mais saladas e legumes. Visitas ao médico também ajudam a combater a obesidade e problemas cardíacos, comuns entre a categoria.

TREINAMENTO E CURSOS ESPECÍFICOS

treinamento

Atualmente são grandes as exigências na hora de contratar os serviços do motorista de caminhão. Para atender a nova realidade, o carreteiro deve adotar comportamento diferente de anos atrás. É importante estar atualizado para garantir a empresa resultados qualitativos e quantitativos efetivos, contínuos e duradouros.  Dirigir com segurança, produtividade e baixo custo operacional é fundamental e é exigência mínima do mercado de trabalho.