A CCR AutoBan – concessionária que administra o Sistema Anhanguera-Bandeirantes – acaba de anunciar o início das obras da primeira etapa do Complexo Viário de Jundiaí, que irá organizar o fluxo de veículos na Via Anhanguera (SP-330), na região. As intervenções acontecem entre os quilômetros 55+900 e 61 da Via Anhanguera, divididas em duas fases. Na primeira, chamada 1A, serão construídas alças de acesso da pista sul (sentido interior-capital) da Via Anhanguera para a avenida Nove de Julho, com a implantação de dois viadutos, ponto de ônibus e ordenações nas vias marginais sentido sul.

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Já na segunda fase da obra, chamada 1B, será construído um novo viaduto sobre a Via Anhanguera, na altura do km 58+900 da rodovia. Esta transposição, que vai ligar as avenidas Osmundo Pelegrini e Jacyro Martinasso, resultará em uma nova interligação entre os bairros Medeiros, Eloy Chaves e Fazenda Grande ao centro de Jundiaí. O viaduto não dará acesso à rodovia.  Esta nova conexão leste-oeste deve retirar fluxo considerável de veículos no trevo do km 58 da Anhanguera. Também serão realizadas melhorias nas vias marginais da rodovia, entre os quilômetros 58+400 e 60+200 da pista norte (sentido capital-interior) e construção de passarela.

Com o início das obras, a equipe de engenharia da concessionária passa a realizar, nos próximos 60 dias, os serviços de terraplanagem, sem interferência no tráfego da rodovia. Os trabalhos serão realizados inicialmente no trevo da avenida Nove de Julho e, a partir de agosto, na região do Córrego das Valquírias (altura do km 58+900 da Via Anhanguera). A entrega total da obra está prevista para julho de 2018. O investimento total é de R$ 204,6 milhões, pagos com recursos da receita de pedágio e financiamentos.

Via Anhanguera completa 68 anos

A rodovia é uma das mais importantes ligações entre a cidade de São Paulo e o interior do Estado, além de possibilitar o acesso a áreas agrícolas, como os Estados do Centro-Oeste do país.  A inauguração da Via Anhanguera, no final da década de 1940, foi um dos principais motivos para desenvolvimento das regiões de Jundiaí e da Região Metropolitana de Campinas. A CCR AutoBAn é responsável pela gestão de trecho da rodovia (entre São Paulo e Cordeirópolis) desde 1998. Neste período, a concessionária já investiu cerca de 2,5 bilhões em obras de melhoria e modernização da rodovia.