A Campanha Bate Coração, promovida pela Renovias, realizada entre os dias 15 e 19 de junho, na rodovia SP340, km 244, no município paulista de Casa Branca, atendeu 380 usuários sendo 74% motoristas de caminhão. No levantamento realizado junto aos carreteiros foi constatado que 71% dos profissionais têm alimentação irregular e 44% estão fora do peso normal. Além de 38% com quadro de obesidade mórbida. Outros dados apontam ainda a má qualidade de vida dos caminhoneiros, pois 67% que não têm como hábito a prática de atividades físicas, 64% ingerem bebida alcoólica regularmente; 21% são fumantes; 12% dormem menos de oito horas diárias e 28% usam algum tipo de medicamento. Em 30% dos motoristas de caminhão a aferição de pressão arterial sugeriu atenção. Do total, 23% têm idade acima de 51 anos e 7% apresentaram alteração no teste de glicemia, que pode indicar risco de diabetes.
O coordenador da campanha, o médico Eli Paulo Colombo Filho, alerta que a hipertensão arterial se não tratada pode danificar órgãos vitais como coração, rins e cérebro. Dentre os fatores de risco para a doença, o médico destaca o tabaco, consumo de álcool, ingestão excessiva de sal e o sedentarismo. “São hábitos ruins que podem desencadear a hipertensão. Portanto, adotar uma alimentação saudável e praticar exercícios é fundamental para ter qualidade de vida e prevenir doenças”, conclui Colombo.
O objetivo da campanha é orientar os motoristas sobre doenças do coração. Além de realizar consulta médica e exames, a equipe da concessionária oferece dicas para prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), câncer de pele e cuidados relacionados à postura e circulação sanguínea. Também é distribuída cartilha com informações sobre o coração, fatores de risco de doenças coronarianas, funcionamento do aparelho circulatório, alimentação saudável e dicas de segurança.