Única montadora a participar da Feira do Empreendedor, que termina hoje (terça-feira 23 de fevereiro) no Pavilhão de exposições do Anhembi, na cidade de São Paulo, a Mercedes-Benz levou para o evento seu mais recente lançamento para o segmento de carga urbana, o furgão Vito 111 CDI. Trata-se de um veículo que está chegando ao mercado brasileiro para disputar uma fatia de veículos que podem aplicados tanto na distribuição urbana de cargas quanto em diversificados tipos de serviços e aplicações, transformados ou não.

A Mercedes-Benz está apostando na versatilidade do furgão Vito como o veículo ideal para diversas aplicações, principalmente naquelas em que os modelos Sprinter encontram restrições de altura por serem de maior porte. A empresa vê um grande leque de aplicações par ao Vito, que está sendo indicado para transportadores autônomos, micro, pequenas e médias empresas, além de outros tipos de empreendedores.

Ana Paula(42)Ana Paula Teixeira, gerente de marketing, produto vans Brasil, justifica que o veículo reúne vários atributos que garantem maior rentabilidade para o comprador. Ela destaca a versatilidade, segurança, conforto, design e tecnologia do Vito como diferenciais que podem trazer vantagens para o cliente.  “É um veículo com vocação urbana que oferece espaço de 16 metros cúbicos e capacidade para 1.225 quilos de carga líquida”, acrescenta.

OuCarga (19)tros detalhes do veículo estão no motor diesel de 114cv de potência e caixa de câmbio com seis velocidades, largura de 2,25metros (incluindo os espelhos) direção elétrica, abertura da porta de  carga com  medida de 961mm e diâmetro de giro do volante de 12,9 metros. Na parte de segurança, especificamente, o Vito conta com Sistema ESP, Air-bags duplos, assistente de rampa e monitoramento de cansaço do motorista, assistente de vento lateral e diversos outros itens.

De acordo com Ana Paula, os clientes ouvidos pela empresa durante clínica realizada com o veículo disseram que uma das vantagens do Vito é que ele consegue substituir até três veículos de carga de pequeno porte nos serviços de entrega. A gerente reforça que existe uma variedade de aplicações para o modelo, tais como as operações de e-comerce, oficinas móveis, serviços de home-care, pet shop, serviços de abastecimento de máquinas automáticas e muitos outros.

O Vito começou a ser comercializado em dezembro de 2015, mês em que foram vendidas 115 unidades. Recentemente, a empresa negociou mais um lote de 100 veículos para uma locadora e tem expectativa de  que consiga o veículo ajude a recuperar clientes que foram para outras marcas porque a aplicação não comporta veículo do porte da Sprinter.

Produzido na Argentina, na mesma fábrica de onde sai os modelos Sprinter, o Vito está sendo oferecido no mercado brasileiro pelo preço de R$ 104.980,00, sem aparelho de ar-condicionado. Na opinião de Ana Paula Teixeira, o valor é compensador porque o veículo pode substituir três carros para carga pequenos. Com opção de ar-condicionado, são acrescidos R$ 5.000,00 ao preço. O modelo pode ser adquirido por financiamento ou consórcio e conta com pacotes de manutenção, seguros e atendimento Mercedes-Benz Assistance. De acordo com Ana Paula Teixeira, a companhia conta com uma empresa parceira para realizar as transformações e adaptações no veículo (João Geraldo).