Avaliação do programa “Caminhão 100%” verificou a deficiência nos veículos
Durante a avaliação gratuita, realizada na Rodovia Presidente Dutra, por meio do Programa Caminhão 100%, as condições de componentes da barra de direção em 103 caminhões foram avaliadas. Do total de veículos averiguados, 20% deles apresentaram problemas.
Componente fundamental para garantir segurança nas estradas, a barra de direção deve estar em bom estado. Coifas rasgadas, barras empenadas, desgastadas ou com folga nos terminais, devem ser substituídas por outras peças novas. “O trabalho de avaliação é importante para conscientizar os motoristas sobre os cuidados que devem ter com a sua ferramenta de trabalho – o caminhão. As peças vistoriadas são itens de segurança que, quando apresentam falha afeta a dirigibilidade do veículo, colocando não só a sua vida em risco, mas também a de terceiros”, afirma Marcos Cortes, técnico da Nakata, que avaliou a parte de barramento do caminhão no programa.
Além da vistoria dos veículos, a fabricante também orientou os carreteiros a realizarem análise visual dos terminais, periodicamente, para detectar desgastes prematuros, e, com isto, evitar acidentes.
Segundo o técnico, os motoristas devem fazer avaliações, periódicas, a cada 10 mil km, no sistema de direção. “Ao analisar as peças relacionadas ao barramento, deve-se averiguar se a barra de direção está preservada, há desgaste ou folga”, comenta.