A Volvo mostra na Fenatran o FH 2025, recém-lançado na Europa. O veículo chega com tecnologias que prometem garantir ainda mais produtividade, eficiência, segurança e conforto para o motorista. Outros benefícios destacados pela fabricante é mais economia de combustível. Entre os principais destaques do novo veículo estão melhorias no sistema I-See, que aumentam a segurança na estrada, retrovisores por câmera e monitoramento da pressão e temperatura dos pneus.
“Dotado de muita tecnologia, segurança, robustez e com baixa manutenção, o Volvo FH é um ícone do transporte mundial e o caminhão mais vendido no Brasil há anos. As melhorias do modelo 2025 deixaram o veículo ainda mais avançado”, declara Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões. Vários dos novos recursos estarão presentes também nos modelos 2025 do Volvo FM e do Volvo FMX.
O sistema I-See, que através da conectividade identifica com antecedência a topografia da estrada e com base nos dados escolhe as melhores marchas sempre de forma automática está de cara nova no FH 2025.
Série Especial FH 30 anos
Um dos grandes destaques da empresa no estando é a Série |Especial do FH para comemorar os 30 anos do modelo no Brasil. A série é limitada a 60 unidades: 30 na configuração 6×2 500cv, e 30 6×4 540cv. De acordo com a fabricante é um caminhão único, o mais completo já produzido pela Volvo no País, repleto de itens exclusivos de segurança e produtividade da linha 2025. O modelo possui os novos retrovisores por câmeras e traz evolução dos recursos de inteligência artificial, como a nova geração do sistema I-See, que, além da topografia da estrada, agora antecipa curvas e rotatórias. Tem ainda a nova tecnologia de leitura de placas, que reconhece a sinalização da rodovia e alerta o condutor, aumentando a segurança.
Volvo FH 2025 traz melhorias no I-See
A partir de agora, o I-See passa também a antecipar curvas e rotatórias. Para o gerente de engenharia de vendas Jeseniel Valério, a nova função aumenta a previsibilidade para o condutor e proporciona maior economia de combustível e segurança. “Demos mais um salto tecnológico, com uso de dados em nuvem para reduzir a velocidade e antecipar as melhores marchas também antes das curvas, um recurso inédito no mercado brasileiro de caminhões”, assegura.
Como opcional, os novos FH podem ter os Retrovisores por Câmeras, que ajuda a reduzir sensivelmente o arrasto, contribui para redução de consumo de combustível e também menos ruído ao cortarem o ar. “Além dos ganhos em segurança, por conta da avançada tecnologia de suas imagens, uma das principais metas da Volvo ao desenvolver esse novo sistema é contribuir para melhorar ainda mais o consumo de combustível, item de enorme peso na planilha de custos dos transportadores”, resume Valério. Outra mudança externa do FH 2025 foram feitas na aerodinâmica do caminhão para reduzir o impacto resistência do ar. No painel frontal, a mundialmente conhecida logomarca Volvo ficou maior e mais visível.
O sistema de Monitoramento da Pressão e Temperatura dos Pneus, com sensores montados dentro dos aros monitoram a pressão baixa e também a sobrepressão, duas situações anômalas que desgastam mais rapidamente os pneus e reduzem sua vida útil, impactando nos custos da operação. Com o novo sistema, o condutor fica sempre informado e atualizado sobre a calibração, com informação em tempo real no painel de instrumentos.
Para melhorar o conforto do motorista a cabine do veículo recebeu uma nova base para o banco do condutor. A novidade garante melhores ajustes e muito mais conforto no trabalho ao volante. “O foco no motorista é ponto de partida de todos os nossos projetos de ergonomia de cabine. O novo assento do condutor traz mais conforto nas longas viagens, com benefícios à segurança e à produtividade”, ressalta Glênio Karas, engenheiro de vendas da Volvo.
Volvo exibe seus caminhões Elétricos e Biodiesel
Nesta Fenatran, mais uma vez a Volvo reafirma seu compromisso com descarbonização, exibindo caminhões pesados elétricos e a Biodiesel 100%. Os modelos FM Electric e FH B100 Flex fazem parte da oferta da marca para a meta de reduzir em 50% as emissões de CO2 de origem fóssil em seus veículos até 2030 e em 100% até 2040.
Volvo traz seu portifólio para o segmento de vocacionais
Para o segmento de vocacionais a fabricante destaca o novo FMX 6×6 com capacidade para transportar 250 toneladas, 25% a mais que seu antecessor. O caminhão é resultado de um novo projeto da engenharia para o transporte de madeira reflorestada. A evolução foi possível graças a uma nova configuração, com chassi ainda mais reforçado e um novo eixo de tração dianteira. O FMX 6×6 que está no estande é o mesmo adquirido recentemente pela Suzano, produtor de celulose de eucalipto, que comprou 14 unidades do modelo para seu Hexatrem, imensas composições off-road com seis reboques.